Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS para veículos adquiridos por pessoas com deficiência auditiva

Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS para veículos adquiridos por pessoas com deficiência auditiva

Proposta apresentada à Sefin busca corrigir desigualdade e garantir inclusão social.

Atualmente, o benefício é restrito a outras categorias de pessoas com deficiência, o que, segundo Cláudia, configura uma injusta exclusão (Foto: Governo de RO)

Porto Velho, RO - Com o objetivo de ampliar a inclusão social e assegurar igualdade de oportunidades, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou uma indicação à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) propondo a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
(ICMS) para a compra de veículos para pessoas com deficiência auditiva.

A medida busca alterar o Decreto Estadual 22.721/2018, ampliando o rol de beneficiários já contemplados com o benefício fiscal. A proposta da parlamentar é um item do decreto que regulamenta o ICMS no estado passe a incluir expressamente as pessoas com deficiência auditiva, conforme definição estabelecida na Lei Federal 14.768 de 2023. Atualmente, o benefício é restrito a outras categorias de pessoas com deficiência, o que, segundo Cláudia, configura uma injusta exclusão.

“A inclusão das pessoas com deficiência auditiva nas isenções de ICMS representa um avanço importante na garantia de direitos, corrigindo uma lacuna histórica e promovendo mais acessibilidade e mobilidade para esse público”, destacou a deputada.

Fonte: ALE/RO

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem