O objetivo da reunião é alinhar estratégias para fortalecer a luta dos servidores do Ministério da Saúde e Funasa, principalmente a extensão e o reajuste da Gacen
O objetivo da reunião é alinhar estratégias para fortalecer a luta dos servidores do Ministério da Saúde e Funasa, principalmente a extensão e o reajuste da Gacen (Gratificação de Atividade e Combate às Endemias) e a aprovação da emenda de autoria da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), no Projeto de Lei 1466/2025 – que substitui a MP 1286/2024, que perderá a validade em junho.
Outra pauta debatida na reunião trata-se dos servidores intoxicados com DDT e a luta pela tramitação da PEC 101/2019, que está engavetada na Câmara dos Deputados, enquanto centenas de sucanzeiros padecem por falta de tratamento de saúde adequado e acometidos por doenças agravadas pela intoxicação do DDT.
Durante o encontro, o presidente Almir José reforçou o compromisso do Sindsef em buscar o melhor para os servidores da ex-Sucam. Ele destacou a importância da união entre sindicatos de todos os estados e a necessidade de unificar a linguagem e os esforços para fortalecer a defesa de direitos dos servidores.
A reunião decidiu, entre as estratégias, apresentar minutas para emendas aos parlamentares e ainda solicitar do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, uma agenda oficial para detalhar a pauta com as reivindicações da categoria.
Fonte: Sindsef/RO
Tags
Rondônia