O dia 16 agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

O dia 16 agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

16.08.24 - BOM DIA!
RONDÔNIA

1917 – A Associação Instructiva, Recreativa e Beneficente de Porto Velho realizará uma “Serenata Literária”, com participação da intelectualidade local.

1942 – As colônias sírio e libanesa, em Porto Velho e Guajará-Mirim, doaram 21 mil contos de réis à Cruz Vermelha Brasileira, depósito feito na agência do Banco do Brasil (PVh)

1951 – Dois operários da nova estação da Madeira-Mamoré em Jacy-Paraná, morreram soterrados quando um barranco desabou sobre o local em que trabalhavam.

1953 – Porto Velho deverá sediar uma delegacia regional do Ministério do Trabalho, conforme estudos já realizados pela delegacia sediada em Manaus.

1984 - O ministro dos Transportes Cloraldino Severo e 3 generais, inspecionam o asfaltamento da BR-364, de Cuiabá a Porto Velho.

1985 – O prefeito Renato Medeiros (Porto Velho), garante: seu candidato, Ademar de Barros, vencerá a eleição presidencial no Guaporé. Acertou: Ademar teve 3.459, 2 vezes mais que JK o 2º no Guaporé, que foi eleito presidente.

1988 – Vândalos desligam as composições de trens na viagem turística de Porto Velho a Santo Antônio.

HOJE É

Dia do Filósofo.
Católicos celebram Santo Estevão, São Roque (orixá Obaluaiê ou Omolu na Umbanda).

BRASIL

1852 – Fundação de Teresina, capital do Piauí. 

1992 – Manifestantes saem às ruas de todo o Brasil pedindo a saída do presidente Fernando Collor. 

2008 – Morre Dorival Caymmi (n. 1914), cantor, compositor e pintor.
 
MUNDO

1888 – Morre John Pemberton (n. 1831), inventor da bebida Coca-Cola. 

1977 – Morre Elvis Presley (n. 1935) cantor, “Rei do Rock and Roll”.
 
FOTO DO DIA

Dia 11, há 8 anos, aconteceu a páscoa do garoto Rui Moreira Feitosa (Abunã/1947), nascido em Abunã, inserido na história da nossa Arquidiocese, ao ser o 1º sacerdote natural de Porto Velho a ser ordenado pelo arcebispo dom José Martins da Silva em 1991.

Descrito pelos que o conheceram como uma pessoa calma, que preferia o diálogo para resolver questões, o Padre Rui conforme seu irmão, o jornalista Ivo Feitosa, como uma pessoa que desde pequeno sempre teve tal comportamento.

Estudou nos colégios Dom Bosco e Carmela Dutra, fez Filosofia na Faculdade Salesiana em São João Del Rei-MG e Teologia no Seminário Maior João XXIII (PVH) vice-reitor da Faculdade Católica e membro do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese.

Devoto de Nossa Senhora Auxiliadora, o Padre Rui foi fundamental para que a Câmara portovelhense aprovasse a Lei que a designou padroeira da capital, ato assinado pelo prefeito interino Haroldo Cristovam Teixeira Leite.

Padre Rui foi vigário nas paróquias Sagrada Família, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora do Amparo.

Postar um comentário

0 Comentários