CBF avalia adiar rodada e migrar clubes gaúchos para outro estado

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

CBF avalia adiar rodada e migrar clubes gaúchos para outro estado

Grêmio e Inter pediram ajuda a outros clubes pelo adiamento total do Brasileirão

Porto Velho, RO - A direção da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já avalia a possibilidade de adiar toda a rodada do próximo final de semana da Série A, não apenas jogos dos clubes gaúchos. Não há consenso, entretanto, e a decisão final será do presidente Ednaldo Rodrigues.

O motivo são os alagamentos em todo o Rio Grande do Sul por causa das chuvas, tragédia que já deixou mais de 80 mortos, centenas de desaparecidos e milhares de desabrigados.

Uma opção estudada é adiar a rodada do próximo final de semana e depois migrar os clubes gaúchos para outra cidade, provavelmente Curitiba. Os times treinariam na capital do Paraná e jogariam na Ligga Arena e no Couto Pereira. O Athletico-PR se mostrou solidário em ceder seu centro de treinamento.

Como a Itatiaia revelou, as diretorias de Inter e Grêmio pediram ajuda a outros clubes para pressionar a CBF pelo adiamento total da competição. Não há, entretanto, unanimidade entre os dirigentes sobre o assunto. O único a se pronunciar publicamente favorável a isso foi o presidente do Atlético, Sérgio Coelho.´

Inter e Grêmio alegam que sairão prejudicados para o restante da competição neste cenário de adiamentos pontuais, já que acumulariam jogos no futuro, com pontuação atrás em um calendário apertado. Por isonomia, pedem a paralisação total da competição por algumas rodadas e foram buscar apoio de clubes de outros Estados. O Inter fala em 20 dias sem partidas.

Dentro da CBF também não há consenso. A preocupação é com o calendário, já apertado. A solução seria encaixar jogos em Datas-Fifa, quando o campeonato para, em junho, setembro, outubro ou novembro, mas haverá gritaria de clubes porque perderiam jogadores em convocações. Por isso, também, alguns presidentes torcem o nariz para o pedido de Inter e Grêmio por ajuda.

Já está decidido que pelo menos os confrontos dos times do Rio Grande do Sul no próximo final de semana serão adiados. Os jogos Atlético x Grêmio, marcado para sábado (11), na Arena MRV, em Belo Horizonte, e Inter x Juventude, no Beira-Rio, na segunda-feira (14), às 21h, não ocorrerão. O confronto pela Copa do Brasil entre Inter x Juventude, pela ida da terceira fase, adiado de 1º para 10 de maio, na próxima sexta, também não será realizado.

A CBF deve adiar também as partidas de Ypiranga, São José e Caxias, pela Série C, e de Novo Hamburgo, Avenida e Brasil de Pelotas, pela D. Isso já ocorreu no final de semana passado.



Imagem aérea do Estádio Beira-Rio, do Internacional, que fica próximo ao Guaíba, em Porto AlegreCrédito: Ramiro Sanchez/Getty Images


Clube precisou interromper o recebimento de doações no ginásio Gigantinho por conta do alagamento na regiãoCrédito: Ramiro Sanchez/Getty Images


Jogos do Inter e dos outros clubes gaúchos envolvidos em competições nacionais foram suspensos pela CBFCrédito: Ramiro Sanchez/Getty Images


Água das enchentes em Porto Alegre, que já tinha alagado o entorno do estádio, chegou ao gramado do Beira-RioCrédito: Ramiro Sanchez/Getty Images


Inter não entrou em campo na quinta rodada do Cmapeonato Brasileiro neste fim de semanaCrédito: Ramiro Sanchez/Getty Images


Nesta segunda-feira (6), água encobriu praticamente todo o gramado do Beira-RioCrédito: Max Peixoto/Estadão Conteúdo


Beira-Rio fica às margens do Guaíba e foi bastante afetado pelas enchentesCrédito: Max Peixoto/Estadão Conteúdo


Situação dos clubes gaúchos

As situações de Inter e Grêmio são críticas. A capital Porto Alegre está debaixo de água e o aeroporto Salgado Filho está fechado, pelo menos até a próxima sexta-feira (10), para pousos e decolagens. Há muita água nas pistas e no saguão.

Os estádios de Grêmio e Internacional estão inundados, assim como os centros de treinamento, impossibilitando que os jogadores trabalhem. Ninguém arrisca uma previsão de quando esses equipamentos estarão funcionando normalmente.

Grêmio e Inter tiveram seus jogos neste meio de semana, contra Huachipato-CHI, pela Libertadores, e Real Tomayapo-BOL, pela Sul-Americana, respectivamente, adiados pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para datas ainda incertas.

A confederação também avalia postergar os confrontos da próxima semana, do Tricolor contra o Estudiantes-ARG e do Colorado frente ao Delfin-EQU, ambos marcados para Porto Alegre. Diretores da Conmebol conversam com a CBF e são favoráveis a que Inter e Grêmio indiquem estádios em outros Estados para jogar.

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

0 Comentários