TSE analisa nesta quinta (4) pedido de cassação do senador Jorge Seif

TSE analisa nesta quinta (4) pedido de cassação do senador Jorge Seif


Eventual perda do mandato abre espaços para mudança na composição de bancadas

Porto Velho, RO - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a analisar nesta quinta-feira (4) um pedido de cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL-SC).

A Corte irá julgar um recurso apresentado pela coligação dos partidos Patriota, PSD e União Brasil.

As siglas alegam que o parlamentar cometeu abuso de poder econômico na campanha para o Senado em 2022. A acusação afirma que Seif teria sido beneficiado na campanha pela empresa Havan ao usar a estrutura física e veículos da companhia.
No Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Seif foi absolvido por unanimidade.

No entanto, há um parecer favorável à cassação feito pela Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) junto ao recurso apresentando no TSE.

Conforme o órgão, os elementos trazidos no processo mostram o uso de pessoas, estrutura de marketing e frota aérea da Havan em prol da campanha. O cenário “cria uma desigualdade fática evidente com relação aos demais candidatos”, disse o Ministério Público.

No TSE, o relator é o ministro Floriano de Azevedo Marques. Ele será o primeiro a apresentar seu voto.

Partidos de olho

Com a possibilidade da perda de mandato de Seif, alguns partidos já se movimentam dentro do Senado de olho no tamanho das bancadas. O MDB, por exemplo, tem dito que irá lançar um candidato em caso de eleição suplementar em Santa Catarina para a vaga do parlamentar.

Para o partido, assumir uma vaga no lugar de um senador do PL significaria empatar com a legenda adversária em número de parlamentares na Casa.

Para além disso, o MDB seria junto com o PL a segunda maior bancada do Senado, o que poderia refletir inclusive na divisão do comando das comissões a partir de 2025.

Paralelamente, o PSD, um dos autores da ação que buscar cassar o mandato de Seif, também deverá disputar uma eventual vaga de senador por Santa Catarina.

O cenário traria ainda mais poder ao partido, que atualmente tem a maior bancada da Casa e o presidente do Senado.
Já o PL de Seif tem dito nos bastidores que tentará manter um senador do partido na Casa caso o parlamentar seja cassado.

Nas redes sociais, o senador tem tentado manter o otimismo quanto ao julgamento no TSE, apesar de fontes terem afirmado à CNN que o parecer da PGE assustou o parlamentar. Em vídeo publicado, Seif afirmou acreditar na Justiça e que não cometeu nenhuma irregularidade na campanha eleitoral.

“Meu sentimento é de que o TSE cumprirá a Constituição, a vontade popular e a democracia”, completou.

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem