Rússia retira mais de 4.000 pessoas após rompimento de barragem nos Montes Urais

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Rússia retira mais de 4.000 pessoas após rompimento de barragem nos Montes Urais


Porto Velho, RO - Mais de 4.000 pessoas foram retiradas de uma área inundada após o rompimento de uma barragem na sexta-feira na região russa de Orenburg, ao Sul dos Montes Urais, anunciaram neste sábado as autoridades locais.

– “4.208 pessoas, incluindo 1.019 crianças, foram reiradas” – anunciou o governador regional de Orsk, Denis Pasler, por Telegram. Segundo o governador, pouco mais de 2.500 casas foram inundadas nesta área que faz fronteira com o Cazaquistão.

Os desalojados foram redirecionados para centros de alojamento temporário, indicou o governador Pasler em outra mensagem, que também anunciou ajuda financeira excepcional.

Equipes de resgate resgatam uma moradora durante uma enchente na cidade de Orsk, na região dos Montes Urais, na Rússia — Foto: AFP / Ministério de Emergências da Rússia

As inundações ocorreram um dia após o rompimento de uma barragem na sexta-feira em Orsk, cidade na fronteira com o Cazaquistão, segundo a promotoria regional.

Segundo o Ministério Público, a Câmara Municipal de Orsk já havia recebido uma notificação em março por uma possível violação da legislação relativa à proteção da população contra catástrofes de origem natural e humana.

Segundo as autoridades, a barragem foi projetada a partir de um nível de 5,5 metros do Ural, o grande rio da região. Nível inferior aos atuais 9,6 metros.

As autoridades ainda alegaram que o possível motivo que pode explicar o rompimento parcial da barragem teria sido o derretimento da neve. Isso implica “em uma subida” do nível dos rios da zona, incluindo os Urais.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

0 Comentários