O dia 05 abril na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

O dia 05 abril na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo



O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA!

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325
RONDÔNIA

1923 – Instalada, presidida pelo “sr. H. Sievers”, a Liga Desportiva Porto-Velhense”, a 1ª entidade do desporto local.

1937 – Pelo Decreto-lei 1547 o Governo brasileiro rescinde o contrato com a empresa Madeira-Mamoré Railways que explorava a EFMM.

1955 – José Ribamar de Miranda toma posse como governador do Território (até outubro de 1956).

1970 – Portaria assinada pelo ministro Dias Leite, das Minas e Energia, proíbe a garimpagem manual (de cassiterita) na Província Estanífera do Brasil (Rondônia e partes do Acre e Amazonas).

1978 - Reportagem do Jornal Alto Madeira denuncia: “Madeira-Mamoré está a leilão”. A ferrovia, fechada em 1966 e paralisada em 1972, tem seu acervo leiloado.

1988 – Dois professores, dois alunos e uma funcionária administrativa, mantém “greve de fome” na Unir, pela exoneração do reitor professor Álvaro Lustosa.

HOJE É

Dia Nacional das Telecomunicações. Dia Nacional do Filho. Dia do Propagandista Farmacêutico. Dia dos Fabricantes de Material de Construção.
Católicos celebram Santa Irene, São Vicente Ferrer.

BRASIL

1928 – A professora Celina Guimarães Viana (1890/1972) é a primeira mulher a votar no Brasil, em Mossoró/RN. 1968 —O movimento Frente Ampla é definitivamente proscrita. 2010 — Forte temporal no Rio de Janeiro provoca cerca de 210 mortes.

MUNDO

1976 — Começa, na Praça da Paz Celestial (Pequim) o Incidente em Tian'anmen, um protesto contra a repressão do regime chinês.

FOTO DO DIA
GUEDES, UM ESQUECIDO (III)

Em 1975 a “corrida para o noroeste” estava no auge. O volume era muito maior que o melhor planejamento. E foi naquele ano que o coronel Humberto Guedes foi nomeado governador do Território.

Ele esteve uma vez em Porto Velho, como oficial da Inspetoria Geral de Polícias Militares. Nomeado governador, disse que a única ordem recebida em Brasília foi exonerar o prefeito de Porto Velho, o advogado Odacir Soares.

“Quando ele veio ao palácio eu disse que ele estava exonerado”. Guedes admitiu que isso pode ter causado dificuldades. Odacir era casado com uma jovem de importante família de Porto Velho, era jornalista e presidente regional do partido governista, a Arena.

Segundo jornais da época, além de alvo preferencial do MDB – cujas lideranças criticavam até contra a criação da cidade de Ariquemes, também vereadores e outras lideranças da Arena o importunavam.
Ainda assim o penúltimo governador do Território começou a trabalhar, merecendo um destaque especial seu secretário de Planejamento, o economista Luiz Cezar Auvray Guedes (FOTO), a quem muitos reputam parcela considerável do sucesso do governo de seu pai.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Postar um comentário

0 Comentários