B3 divulga última prévia do Ibovespa com Cteep e Casas Bahia

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

B3 divulga última prévia do Ibovespa com Cteep e Casas Bahia

A ação preferencial da companhia de energia elétrica é novidade no índice. A varejista correu o risco de ficar de fora da lista quando a ação passou a ser negociada com valor abaixo de R$ 1. Divulgação B3

Porto Velho, RO - A B3, bolsa de valores brasileira, anunciou nesta quarta-feira, 27, a terceira e última prévia da carteira teórica do Ibovespa para o período de janeiro a abril de 2024. A novidade no rol de componentes do principal índice acionário do país é a inclusão da ação preferencial da Cteep e a manutenção da ação do Grupo Casas Bahia.

A Cteep, empresa de energia, entra no índice com um peso de 0,444%. Na primeira prévia, a Casas Bahia havia sido excluída em função de o valor da ação estar abaixo de R$ 1, o que não é permitido pelo regulamento do Ibovespa. No entanto, a varejista retornou na segunda prévia após realizar um grupamento de ações (na proporção de 25 para 1) com o objetivo de permanecer no índice.

O indicador continua com grande concentração de força em Vale, Petrobras e bancos. Os cinco ativos com maior peso na composição do Ibovespa para 2024, são: Vale ON (14,77%), Petrobras PN (7,42%), Itaú Unibanco PN (7,093%), Petrobras ON (4,095%) e Bradesco PN (3,814%).

A B3 divulga regularmente três prévias das composições dos índices. A primeira prévia ocorre no primeiro pregão do último mês da vigência da carteira atual; a segunda prévia é divulgada no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira atual; e a terceira prévia é anunciada no penúltimo pregão do período de vigência da carteira atual.

As prévias são importantes para que os investidores possam acompanhar as possíveis mudanças na composição do Ibovespa e se prepararem para ajustes nas estratégias. Vale lembrar que a participação ou não no indicador afeta a liquidez das ações das empresas, uma vez que os chamados fundos passivos – que replicam índices da bolsa – passam a ser obrigados a vender ou comprar determinado ativo em função da inclusão ou exclusão do papel na lista.

Entre os diversos índices da B3, o Ibovespa é considerado o mais relevantes e visto como um termômetro do mercado acionário brasileiro.

Fonte: O Antagonista

Postar um comentário

0 Comentários