Porto Velho, RO - No mês de novembro celebra-se o Novembro Negro, um período dedicado à reflexão, conscientização e promoção da cultura afrobrasileira. Diante desse cenário, o Sintero através da Secretaria de Gênero e Etnia e a Secretaria de Assuntos Educacionais, esteve promovendo palestras nas escolas de Cacoal sobre as evoluções e desafios enfrentados pelo povo preto.
As palestras ocorreram nas escolas Clodoaldo Nunes de Almeida, Honorina Lucas de Brito, Josino Brito e Carlos Gomes e tiveram como objetivo principal ampliar o debate sobre a contribuição dos negros para a construção da sociedade, destacando suas conquistas, superações e o impacto de suas trajetórias no desenvolvimento cultural, social e econômico do país. Além disso, buscaram conscientizar os alunos sobre a importância da diversidade e do respeito à igualdade racial.Durante essas palestras, a secretária de Gênero e Etnia, Rosa Negra, abordou sobre as evoluções históricas dos negros, desde os períodos da escravidão até os dias atuais. Ela destacou a importância das políticas afirmativas, dando foco para a Lei nº 12.711 conhecida como a Lei de Cotas, que em 2023 passou por reformulação.
Para ela, a Lei de Cotas é um grande instrumento de reparação das injustiças sociais que os negros vêm sofrendo ao longo de gerações. “Em um país onde o racismo estrutural deixa marcas profundas até os dias atuais, as ações afirmativas representam um passo fundamental na direção da equidade racial. Elas não apenas reconhecem as desigualdades, mas também buscam corrigi-las”, disse a secretária de Gênero e Etnia do Sintero, Rosa Negra.
Fonte: Sintero-RO
0 Comentários