Programa Faculdade da Prefeitura oportuniza que jovens realizem sonho de cursar o ensino superior

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Programa Faculdade da Prefeitura oportuniza que jovens realizem sonho de cursar o ensino superior


Ao todo, 160 jovens já concluíram graduação através do programa e outros 389 estão estudando

Porto Velho, RO - Realização de um sonho de infância e oportunidade de mudar de vida são conquistas que o acadêmico de medicina Gerson Jhoseph, de 24 anos, atribuiu ao Programa Faculdade da Prefeitura de Porto Velho. Com a família sem condições de financiar o curso almejado, ele se inscreveu no processo seletivo oferecido pelo Município e hoje estuda o último ano da graduação com bolsa integral.

"Sempre sonhei em ser médico para proporcionar uma vida melhor para os meus pais. Todos os cidadãos possuem barreiras a serem enfrentadas, mas através do programa eu tive a oportunidade de cursar a faculdade que sonhava. É muito gratificante devido a situação financeira no qual estou inserido. O sentimento é de gratidão e felicidade extrema à prefeitura por estar me tornando médico daqui a alguns meses", disse Gerson.

O estudante é um dos 389 jovens que estão em processo de graduação através do Programa Faculdade da Prefeitura. Desde 2010, quando foi implantado, o serviço já ajudou 160 alunos a conquistarem o diploma de ensino superior. Este ano, o programa abriu 390 bolsas destinadas a jovens que se encontram em vulnerabilidade social.

"O programa leva inclusão educacional à população carente que sonha em cursar o ensino superior e possibilita oportunidades de mudança de vida através da educação. Aos habilitados, não deixem de se inscrever, pois é uma grande oportunidade”, enfatizou o prefeito Hildon Chaves.

A aluna Thalia Milena, de 22 anos, reconhece que pôde seguir a carreira desejada através do serviço municipal. Devido à instabilidade financeira da família, o medo de não conseguir cursar a faculdade era uma preocupação real. Atualmente a aluna está em seu 8º período do curso de Enfermagem com bolsa integral.


Thalia Milena reconhece que só pôde realizar o sonho através do serviço municipal

"Eu queria cursar enfermagem desde que eu estava na escola por admirar o ato de cuidar do próximo. Meus pais são autônomos, então não é todo mês que temos uma renda fixa e por isso eu tinha medo de não termos como quitar o valor da mensalidade. Fiquei sabendo do programa de bolsas da prefeitura por uma amiga, me inscrevi e passei. Minha mãe ficou muito feliz porque ela orava muito pelo meu futuro", contou a aluna.


PROCESSO SELETIVO

As inscrições para o processo seletivo do Programa Faculdade da Prefeitura 2023 foram prorrogadas e estarão abertas até o dia 28 de maio. Confira aqui as novas datas do processo seletivo.


São disponibilizadas 390 vagas para 21 cursos de ensino superior, ofertados por faculdades da capital, parceiras do programa. Os critérios para participar estão descritos no edital.

“O candidato deve ter cursado ensino médio completo em escola pública ou ter sido bolsista integral em instituições privadas de educação; ser morador de Porto Velho no mínimo há cinco anos; ter renda familiar mensal de até três salários mínimos ou renda mensal per capita de até um salário mínimo, além de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio 2022 e ainda não ser portador de diploma de nível superior”, explica o presidente do Conselho gestor do programa, Augusto Leite.

Entre os cursos ofertados estão Medicina, Direito, Enfermagem, Engenharia, Arquitetura, e outros, nas faculdades Fimca, Metropolitana e Centro Universitário São Lucas, parceiras do programa.

"A mensagem que eu quero deixar é que todo aluno aqui de Porto Velho têm capacidade sim de cursar o ensino superior. Mesmo que se ache incapaz, faça o processo seletivo, que você tem grande chance. Aproveite a oportunidade de garantir a bolsa. Sou um dos poucos da família a conquistar o diploma e agora posso mudar a minha realidade", disse o acadêmico Gerson Jhoseph.

As inscrições podem ser feitas aqui.


Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários