Equipamentos essenciais para defesa dos direitos da criança e adolescente em Rondônia são entregues aos municípios

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Equipamentos essenciais para defesa dos direitos da criança e adolescente em Rondônia são entregues aos municípios

Governador Marcos Rocha destacou avanços da assistência social que impulsionam o desenvolvimento

Porto Velho, RO - Como parte das atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Governo do Estado entregou nesta quinta-feira equipamentos essenciais para o funcionamento dos Conselhos Tutelares nos municípios rondonienses que aderiram ao programa Criança Protegida.

Compostos por até cinco computadores, uma impressora, uma central de ar e um bebedouro, os kits, segundo o governador Marcos Rocha, representam mais uma etapa do programa estadual que envolve Assistência, Educação, Saúde e Segurança e os demais órgãos que pertencem ao Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.

No caso dos kits, trata-se da etapa de equipagem vinculada à Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, que tem como objetivo estruturar essas unidades para garantir maior agilidade, assertividade e eficácia no atendimento dos casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes em Rondônia. O investimento do governo com a aquisição dos equipamentos foi de R$ 1,187 milhão.

Ao fazer a entrega dos equipamentos, juntamente com a titular da Seas, primeira-dama Luana Rocha, o governador destacou os resultados positivos que colocam Rondônia em evidência, não apenas nacionalmente, mas também em outros países, como ocorreu em sua recente viagem de negócios aos Estados Unidos, onde grupos de empresários demonstraram interesse em investir no Estado pelo fato de valorizarmos as pessoas, afinal temos a menor taxa de desemprego no País e no quesito transparência somos triplo A.

“Hoje caminhamos para o fortalecimento das ações que fizeram de Rondônia um Estado com a menor taxa de desemprego e estar na letra “A” no quesito transparência. O segredo de tudo isso é que estamos olhando para as pessoas”, disse Marcos Rocha, ao citar a valorização dos profissionais, como os da Educação, que tiveram aprovado nesta semana aumento salarial em torno de 15%.

TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS


Secretária Luana Rocha citou a transformação de vidas com as ações empreendidas

A secretária Luana Rocha, ressaltou que não foram destinados apenas equipamentos para que os Conselhos atuem de forma efetiva, mas também foram realizadas diversas capacitações voltadas para o fortalecimento da atuação dos agentes que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, destacando os treinamentos para melhor compreensão do Sipia, o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência.

“Foi um longo tempo de construção de tudo isso que está sendo entregue agora para que nossas crianças e adolescentes estejam mais protegidos em Rondônia. Hoje nos sentimos felizes em contribuir com a transformação da vida de muitas pessoas, começando pela prevenção para que o abuso não aconteça e que estas crianças se desenvolvam, tendo um futuro próspero”, afirmou.

A entrega de veículos tipo caminhonete e a construção das sedes dos Conselhos Tutelares foram outras etapas do Criança Protegida anunciadas pelo governador e a secretária.

Para o prefeito de Alvorada do Oeste, Vanderlei Tecchio, o momento foi histórico para o trabalho em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Já a secretária municipal de Assistência Social de Cacoal e ex-conselheira tutelar, Marilande Alves, considerou a entrega dos equipamentos como a proteção saindo do papel e sendo colocada, de fato, em prática. Marilande estava acompanhada da conselheira tutelar Sueli Simões, que disse ser grande a demanda no quinto maior município rondoniense.

“Só temos a agradecer por mais este benefício que, com certeza, fará com que os conselheiros possam trabalhar melhor na defesa dos direitos das crianças e adolescentes em nosso município”, argumentou também Adriana Damasceno, secretária municipal de Assistência Social de Cacaulândia.

MAIO LARANJA

Apesar da entrega dos equipamentos ser comemorada pelos municípios, o governador Marcos Rocha lembrou que 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pela Lei Federal nº. 9.970/2000, porque há exatos 50 anos uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada, no Espírito Santo.

Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. O fato ficou conhecido como o Caso Araceli. “Todos os dias precisamos estar atentos! Pois é dever do Estado, da família e da sociedade assegurar à criança e ao adolescente, com prioridade absoluta, a proteção contra toda forma de negligência, exploração e demais violências”, pontuou o governador.


Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários