Deputado Cirone Deiró exalta exemplos positivos de Sobral (CE) na Educação

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Deputado Cirone Deiró exalta exemplos positivos de Sobral (CE) na Educação


Município saiu das últimas posições nos índices de ensino, e hoje, é um dos melhores do país

Porto Velho, RO - Em seu discurso durante a sessão ordinária desta terça-feira (02), o deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) expôs alguns detalhes da comitiva que ele liderou até o município de Sobral, no Ceará, reconhecido pelas boas práticas na área de Educação.

“Não posso deixar de relatar nossa visita ao Ceará, na cidade de Sobral, onde fiz o convite para a secretária estadual de Educação, Ana Lúcia Pacini, e sua equipe. Ao Tribunal de Contas, onde enviaram o servidor Vinícius. Fizemos convite a todos os secretários municipais de Educação do estado e colaboradores, onde tivemos a honra de vários secretários e vários servidores da Educação nessa missão em Sobral”.

Ele explicou os motivos: “Por que Sobral? 23, 24 anos atrás ocupava a posição 1.346 na educação do país, onde as pessoas que foram eleitas, agentes públicos e políticos resolveram que Sobral deveria atuar de forma melhor na educação no cenário nacional. Depois de muito planejamento, de um plano de Estado, de um plano de governo, Sobral saiu da posição 1.346 para ocupar o primeiro lugar”.

Cirone Deiró viu de perto que hoje a cidade cearense virou exemplo para o mundo: “Isso faz com que a cidade seja referência não só no Brasil, mas no mundo. Estivemos lá e ouvimos o secretário municipal de Educação, Hebert, que tinha recebido na semana anterior da nossa visita, uma comitiva da África. Fizemos a questão de levar os secretários e secretárias para que possamos entender o que Sobral fez e que possamos fazer dentro do nosso estado de Rondônia”.

Ele ainda comentou: “Foi simples: Sobral chamou a sociedade civil organizada, a comunidade. Do porteiro da escola, à merendeira, ao pessoal de apoio, ao líder de pátio, ao professor, ao diretor, ao secretário e ao prefeito. Que todos abraçassem a educação, que é muito bonita ao discursarmos aqui, na Assembleia Legislativa, mas não praticar. E Sobral colocou em prática. Fez com que a sociedade entendesse a necessidade de se avançar”.

Futuro

O parlamentar acredita que Sobral servirá de modelo para Rondônia em breve. “Vamos trazer vários exemplos. Hoje mesmo estive conversando com a secretária, onde está entusiasmada em implementar junto com o governo, com o governador e o município para que Rondônia tenha esse crescimento”, pontuou o parlamentar.

Cirone Deiró também destacou a importância de se educar bem as crianças do estado. “Quando a gente recebe uma criança lá na creche, lá na educação infantil, a gente recebe uma criança pura, sem vício nenhum. Ela recebe um HD limpo. É isso que precisamos entender.

Porque tudo o que ensinarmos para essa criança, ela vai praticar na sua vida adulta. Seja ética, seja o respeito, seja educação, seja moralidade. Tudo o que vocês imaginarem para a criança e derem o exemplo, ela vai receber. Temos que arrastar pelo exemplo”, acrescentou.

O deputado estadual também exaltou os resultados e impactos positivos que a mudança no setor causou no dia a dia da população. “Com isso, aquela cidade tem recebido altos índices de desenvolvimento. O estado do Ceará tem feito um grande trabalho. Inclusive o ministro da Educação hoje era prefeito de Sobral.

A adjunta dele era secretária de Educação de Sobral. Se estava na posição 1.346 e conseguiu levar o prefeito a governador pela educação, nós podemos fazer isso no estado de Rondônia, que cresceu mais de 30% em sua economia do ano passado para este ano. Então, vamos fazer um investimento certo. Como disse o secretário: sem distração, sem querer inventar”, disse.

Cirone Deiró reforçou que essa não será uma tarefa fácil: “Teremos que alfabetizar essas crianças, teremos que fazer uma busca ativa para saber o porquê dele estar fora da sala de aula. Porque o rendimento dele não está a contento. Pagar os professores e os profissionais da educação por produtividade, conforme a nota do aluno, pela frequência do estudante, pelo desenvolvimento da sua escola. Aí vamos conseguir sim, uma educação de qualidade. Vamos conseguir sim segurança escolar”.

O deputado indica os caminhos: “Mas para isso precisamos envolver a família, ver a necessidade daquela família, porque a criança faltou. Nesse período, muitos faltavam porque não tinha alimentação. Porque não tinha o que vestir. Aí a secretaria de educação foi lá e comprou a vestimenta. Foi lá e dava café da manhã e almoço para essa criança que não podia. Fez o dever de casa vendo a necessidade do cidadão daquele município”.

Para o parlamentar, isso não será difícil de ser colocado em prática: “Então, por meio da nossa secretária, queremos trazer isso para Rondônia. Não estamos inventando nada. Podemos trazer exemplos de lá, consultorias, e fazer com que o estado de Rondônia realmente cresça e cresça muito”, observou ele.

Agronegócio

Após comentários dos deputados estaduais Laerte Gomes (PSD) e Delegado Camargo (Republicanos), Cirone Deiró também deu sua opinião sobre o apoio dado ao agronegócio em Rondônia. “Não sabemos como será nossa produtividade, da nossa agricultura familiar. Os bancos de fomento têm utilizado uma ação chamada Probis.

Esse programa verifica por exemplo, uma pessoa lá da cidade de Cacoal, que tem um cafezal de três ou quatro alqueires, e derruba esse cafezal para renovar essa cultura, já é considerado como desmatamento”, afirmou ele.

Ele completou a linha de raciocínio: “Aí o frigorífico lança um embargo, porque não compra daquela propriedade já que teve desmatamento. O banco de fomento não empresa o dinheiro porque considera que ali teve um desmatamento. Então, nosso Governo do Estado, por meio da Sedam [Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental] devemos ser protagonistas nesse quesito”.

Ele ainda fez uma sugestão: “Podemos verificar a mesma plataforma que o Governo do Estado usa, o Governo Federal e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) tem que usar para não prejudicar o desenvolvimento de Rondônia.

Pedi para minha equipe fazer os levantamentos e saber o que podemos sugerir para o governo para que possamos continuar crescendo, e principalmente, cuidando do que sabemos fazer de melhor: nosso homem do campo, nossa agricultura familiar e do povo rondoniense”.

Texto: Felipe Corona I Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

Postar um comentário

0 Comentários