Aberta oficialmente a campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração infantil

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Aberta oficialmente a campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração infantil


Diversas ações de conscientização serão realizadas pela rede de enfrentamento ao longo do mês


Porto Velho, RO - Foi aberta oficialmente na última sexta-feira (5), no Parque Jardim das Mangueiras (Skate Park), a campanha “Maio Laranja”, que busca sensibilizar a sociedade no combate ao abuso e à exploração sexual infantil. A data escolhida como dia nacional de combate a esses crimes é o 18 de maio, mas em Porto Velho as ações já começaram.


De 2020 até março de 2023, foram atendidos 1.079 casos novos de violação de direitos no CREAS, sendo 309 casos de abuso ou exploração sexual infantil foram atendidos nas unidades de Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em Porto Velho.

O local para o lançamento oficial da campanha nacional, intitulada “Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, foi escolhido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), devido ao alto fluxo de frequentadores, principalmente acompanhados de crianças, e com isso a possibilidade de sensibilizá-las para que busquem a ajuda de um adulto de confiança em caso de abuso.


Teve apresentações de ballet e ginástica rítmica, brincadeiras e pintura, além de vacinação


PROGRAMAÇÃO



Para atrair a atenção do público, uma programação especial foi elaborada com o apoio de parceiros e incluiu apresentações culturais de ballet e ginástica rítmica, lazer com brincadeiras e pintura, e vacinação com os imunizantes da gripe, covid, HPV, meningocócica C e ACWY. Também aconteceu uma breve palestra sobre os canais de denúncias e os cuidados e sinais que devem ser observados nas crianças.

“Essa é uma campanha de proteção e conscientização nacional. Em Porto Velho a proteção é feita por uma rede e o conselho tutelar está dentro da estrutura da Semasf, e a partir do momento que você liga no Disque 100, cai numa rede nacional e é distribuído automaticamente para que a denúncia seja apurada na hora e as providências sejam tomadas. Nessa ação nós propomos um bate-papo, com vários momentos de esclarecimento”, disse o secretário Claudi Rocha, titular da Semasf.


O gestor lembrou ainda que há vários órgãos que compõem a Rede de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescenes. Entre eles, a Semasf, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Chance, Conselho Regional de Psicologia da 24ª Região, Ministério Público do Estado de Rondônia, Hospital de Base Ary Pinheiro, Tribunal de Justiça de Rondônia e Idesp, entre outros.


Durante todo o mês de maio haverá diversas ações conjuntas voltadas para o tema

Durante todo o mês de maio haverá diversas ações conjuntas voltadas para o tema nas unidades básicas de saúde, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos Creas, nas blitzes educativas da PRF, nas escolas, no MP-RO. No dia 18, acontece uma Roda de Conversa nas escolas, através do Programa Saúde na Escola da Semed, entre outras atividades.

Local foi escolhido devido ao alto fluxo de frequentadores, principalmente acompanhados de crianças



CONSCIENTIZAÇÃO


Luana Belém estava no parque com os filhos Heitor e Isabel. Para ela, a ação de conscientização é de extrema importância, afinal o diálogo com as crianças é fundamental para prevenir ou denunciar situações de risco. “Ensinar sobre educação sexual, não com o intuito de sexualizar, é importante, afinal eles precisam saber as áreas do corpo que podem ser tocadas, quem pode tocar, tudo isso ajuda muito”, disse a servidora.

DENÚNCIA

Todo abuso ou exploração sexual de menores devem ser denunciados. Basta ligar para o Disque 100, que é um canal nacional, ou se preferir, também estão disponíveis os Conselhos Tutelares nos seguintes números de contato:

* 1º Conselho Tutelar - (69) 99981-0664

* 2º Conselho Tutelar - (69) 99983-1383

* 3º Conselho Tutelar - (69) 98473-4966

* 4º Conselho Tutelar - (69) 98473-3758

* Conselho Tutelar Distrital (Jaci-Paraná) - (69) 99979-1799 ou (69) 3236-6121


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários