Tambaqui de Rondônia é destaque na feira Anufood em São Paulo

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Tambaqui de Rondônia é destaque na feira Anufood em São Paulo

EM SÃO PAULO 

Tambaqui de Rondônia é destaque na feira Anufood em São Paulo 

 

Sebrae, Acripar e Governo do Estado apresentaram a "costelinha premiada" no estande da Invest Rondônia 

 

A costelinha de Tambaqui de Rondônia, recentemente premiada nos Estados Unidos como melhor novo produto de foodservice, voltou a encantar os paladares esta semana. Desta vez foi na Anufood, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do país, realizada no Anhembi em São Paulo, de 11 a 13 de abril. Visitantes de várias regiões do Brasil e do mundo puderam apreciar todo o sabor do peixe nativo mais consumido do país. 

 

A degustação do Tambaqui foi organizada pela Acripar, Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia, com apoio do Sebrae e do Governo do Estado. A apresentação foi feita no estande da Invest Rondônia, coordenadoria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sedec, responsável pela promoção de produtos locais para exportação. Além do peixe rondoniense, o espaço também mostrou produtos como café, açaí e castanha. 

 

A busca por novos mercados para o Tambaqui produzido em Rondônia é uma constante na relação entre Sebrae a Acripar. Há pelo menos cinco anos as duas entidades mantêm projetos conjuntos de melhoria da qualidade do manejo da piscicultura, produtividade e controles gerenciais através de consultorias técnicas. Também foram protagonistas dos maiores movimentos da piscicultura brasileira recente, a exemplo do Festival Nacional do Tambaqui. 

 

"Ver um produto originalmente brasileiro como a costelinha do Tambaqui de Rondônia sendo premiado nos EUA e tendo essa repercussão especial no maior centro de negócios do país é de fato a coroação de todo um trabalho que une esforços mútuos. Produtores, entidades, poder público, todos estão buscando aumentar a venda desse pescado para gerar renda e trabalho para nosso estado", explicou Alessandro Crispim Macedo, diretor técnico do Sebrae Rondônia. 

 

Indicação Geográfica do Tambaqui 

 

Em 2022, como apoio do Sebrae, a Acripar deu entrada no INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, para reconhecer o Tambaqui produzido na região do "Vale do Jamari" como uma Indicação Geográfica. O processo de reconhecimento deve ser definido ainda este ano pelo órgão. A busca é pela agregação de valor ao peixe produzido, com a criação de um selo de originalidade e garantia de qualidade. 

 

A ida de técnicos da Acripar e do Sebrae para a Anufood faz parte dos investimentos do Projeto IG Tambaqui do Vale do Jamari para busca de novos mercados consumidores. Ainda esse ano novas ações estão previstas, como a promoção do consumo durante a Semana Nacional do Pescado em setembro e a participação também na Seafood Show Latin America, principal feira de pescados do país que acontece em outubro também em São Paulo. 


Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

(Assessoria de Imprensa)

Postar um comentário

0 Comentários