Operação cumpre 10 mandados de internação de menores em 5 estados contra violência em escolas

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Operação cumpre 10 mandados de internação de menores em 5 estados contra violência em escolas


Investigações iniciaram logo após o ataque na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau. No crime, quatro crianças morreram e outras cinco foram feridas.


Porto Velho, RO - A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (19) a Operação Escola Segura em cinco estados do país para cumprir 10 mandados de internação provisória e 13 de busca e apreensão domiciliar contra menores envolvidos em ataques a escolas brasileiras.


Além de Santa Catarina, participam da ação agentes do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Paraná. De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, são cumpridos também 11 afastamentos de sigilo de dados.


As investigações iniciaram logo após o ataque na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no Vale do Itajaí, no dia 5 de abril de 2023. Quatro crianças morreram e outras cinco ficaram feridas.


A partir do crime, então foram localizados outros indivíduos que estariam planejando ataques nas redes sociais envolvendo atos de violência. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, as ordens judiciais da operação foram deferidas pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Blumenau.


Em Santa Catarina, a operação é coordenada pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e pelo Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos do MPSC (CyberGaeco). Até as 8h40, os policiais seguiam nas ruas do país.


Os menores estão sendo investigados pela suposta prática de atos infracionais equiparados aos delitos de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime ou criminoso, associação criminosa, além de crimes do estatuto do desarmamento.


A Operação Escola Segura é Capitaneada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (DIOPI/SENASP/MJSP).

Ataque

O ataque ocorreu na unidade de ensino particular que fica na rua dos Caçadores, no bairro Velha, por volta das 9h30. O assassino pulou o muro da creche e iniciou o ataque com uma machadinha. Ele foi preso é já é réu em um processo criminal.


Quem são as vítimas

* Bernardo Cunha Machado: 5 anos

* Bernardo Pabst da Cunha: 4 anos

* Larissa Maia Toldo: 7 anos

* Enzo Marchesin Barbosa: 4 anos


Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários