O dia 24 abril na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

O dia 24 abril na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

BOM DIA!

RONDÔNIA


1919 – O Horto Municipal instalado pelo superintendente (prefeito) Joaquim Augusto Tanajura, já com dezenas de árvores plantadas, está sendo destruído por vândalos e agora a polícia está à caça desses elementos.

1951 – Criado em 1942, o Aeroclube de Porto Velho realiza uma série de atividades, incluindo voos panorâmicos pilotados por seus ex-alunos.

1984 – Sem incentivos reais, e correção de preços em torno de 60 a 80%, a produção da borracha natural na Amazônia está condenada, conforme o deputado federal (RO) Chiquilito Erse, em discurso no Congresso.

1989 – O presidente da Assembleia Legislativa deputado Osvaldo Piana levou à secretária estadual de Planejamento Janilene Melo as queixas de aposentados na demora em receberem seus salários.

COMEMORA-SE

Dia Nacional da Família na Escola. Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Dia Mundial do Milho. Dia Mundial da Medicina Veterinária. Dia Mundial do Multilateralismo e da Diplomacia para a Paz.

Católicos celebram Santa Salomé, Santa Maria Cleófas, Santa Maria Isabel Resselblad, Santa Maria Eufrásia Pelletier, São Melito de Cantuária, São Fidélis Sigmarina, São Benito Menni, São Gregório de Elvira, .

BRASIL

1930 – Nasce José Sarney, 31º presidente brasileiro. 1982 – Morre Sérgio Buarque de Holanda (n. 1902), historiador e sociólogo. 2002 – Entra em vigor a Lei 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais.

MUNDO

1184 a.C. — Data tradicional da queda de Troia. 1967 — O paraquedas não abre e o cosmonauta Vladimir Komarov morre na Soyuz 1 (URSS), o 1º ser humano a morrer em uma missão espacial.

FOTO DO DIA

Vila Murtinho(foto), hoje fazendo parte do município de Nova Mamoré, é das mais antigas localidades de Rondônia, segundo o historiador Simon Oliveira Santos, natural da região. “Localizada na confluência dos rios Beni e Mamoré, Vila Murtinho era um seringal pertencente ao boliviano D. Perez de Velasco, propriedade conhecida como Gran-Cruz”.

Ele narra que “por sua localização Vila Murtinho era um entreposto de embarque e desembarque de toda a produção de látex e das “drogas do sertão”, oriundas dos vales do Beni e Alto Madeira, enclave comercial próximo da cidadela fundada pelos Irmãos Suárez, no Rio Beni, Cachuela Esperanza”.

Com a desativação da ferrovia e a abertura da BR-425, nos finais da década de 1970, do século XX, Vila Murtinho perde sua importância econômica e muitas famílias que ali residiam vão fundar outra vila, às margens dessa BR, dando origem ao Município de Nova Mamoré, que teve sua Emancipação Político-Administrativa, em 1988.

(Trechos da dissertação de Mestrado do historiador e professor Simon Santos, autor de “Trem das almas”, “Causos e Crônicas do Berço do Madeira”, e membro da Academia Guajaramirense de Letras)


Fonte: Lúcio Albuquerque

Postar um comentário

0 Comentários