Documentos vazados do Pentágono sugerem que os EUA estão pessimistas com a guerra na Ucrânia

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Documentos vazados do Pentágono sugerem que os EUA estão pessimistas com a guerra na Ucrânia

Segundo as publicações, as defesas aéreas de médio alcance de Kiev para proteger as tropas da linha de frente serão “completamente reduzidas até 23 de maio”

Porto Velho, RO - Os documentos vazados altamente confidenciais do Pentágono publicados nas mídias sociais oferecem um ponto de vista pessimista dos Estados Unidos sobre o estado da guerra na Ucrânia, destacando as fraquezas no armamento e nas defesas aéreas da Ucrânia e prevendo um impasse na guerra nos próximos meses.

Os documentos, que parecem datar de fevereiro e março, detalham muitos dos déficits militares percebidos do país enquanto Kiev se prepara para uma contra-ofensiva de primavera contra a Rússia.

Vários dos documentos confidenciais alertam que as defesas aéreas de médio alcance da Ucrânia para proteger as tropas da linha de frente serão “completamente reduzidas até 23 de maio”, sugerindo que a Rússia poderá em breve ter superioridade aérea e Zelensky poderá perder a capacidade de reunir forças terrestres em uma contra-ofensiva.

Os documentos também ressaltam problemas persistentes com a própria ofensiva militar da Putin, prevendo que o resultado será um impasse entre os dois lados no futuro próximo.

“A dura campanha de atrito da Rússia na região de Donbass provavelmente está caminhando para um impasse, frustrando a meta de Mosco de capturar toda a região em 2023”, afirma um dos documentos classificados.

Funcionários familiarizados com a situação disseram à CNN que os documentos parecem fazer parte de um briefing diário de inteligência preparado para os líderes seniores do Pentágono, incluindo o chefe do Estado-Maior Conjunto, general Mark Milley.

O vazamento dos documentos, muitos dos quais marcados como ultrassecretos, representa uma grande violação da segurança nacional, e o Departamento de Justiça iniciou uma investigação criminal sobre quem pode tê-los vazado enquanto o Pentágono está investigando como isso afeta a segurança nacional dos EUA.

Além da avaliação da guerra na Ucrânia, os documentos incluem informações coletadas sobre aliados e adversários.

O tenente-general aposentado Mark Hertling, analista militar e de segurança nacional da CNN, disse que os desafios que a Ucrânia enfrenta com sua contra-ofensiva planejada estão claros há semanas, incluindo a necessidade de integrar novos equipamentos e novas tropas e garantir que uma cadeia de suprimentos suficiente seja no lugar.

Ele não achava que o vazamento do documento alteraria os planos de Kiev. “Não vi nada nos documentos que vi que pudesse fazer com que eu, como comandante, mudasse meus planos”, disse Hertling.

“Ele forneceu algumas informações aos russos em termos de localizações de unidades e capacidades de munição e equipamentos, mas eu arriscaria dizer que os russos já sabiam de tudo isso de qualquer maneira.”

Autoridades dos EUA alertaram publicamente que a guerra pode se arrastar

De muitas maneiras, a avaliação da guerra na Ucrânia é semelhante ao que as autoridades dos EUA disseram publicamente, já que altos funcionários do governo Biden disseram que o conflito provavelmente se arrastará por meses, se não mais.

Mas a avaliação detalhada e inflexível da guerra é apresentada de forma rígida nos slides informativos sobre os desafios que o país enfrenta, apesar de seus sucessos em mais de um ano de guerra.

Um funcionário de um país que faz parte do acordo de compartilhamento de inteligência Five Eyes com os EUA disse à CNN anteriormente que era alarmante ver as informações vazadas sobre a guerra na Ucrânia prejudicando o país no campo de batalha.

“Ganhos para a Ucrânia serão difíceis de alcançar, mas não ajuda ter a avaliação privada dos EUA apontando para um provável impasse de um ano revelada publicamente”, disse o funcionário.

Publicamente, as autoridades americanas e ucranianas minimizaram a importância dos documentos classificados.

O secretário de Estado, Antony Blinken, assegurou à Ucrânia o apoio “de ferro” dos Estados Unidos ao país, após o vazamento de documentos do Pentágono, de acordo com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

Durante uma ligação, Blinken “reafirmou o firme apoio dos EUA e rejeitou veementemente qualquer tentativa de lançar dúvidas sobre a capacidade da Ucrânia de vencer no campo de batalha”, escreveu Kuleba na terça-feira no Twitter.

“Os EUA continuam sendo parceiros confiáveis da Ucrânia, focados em promover nossa vitória e garantir uma paz justa”, disse Kuleba.

Em uma coletiva de imprensa na terça-feira (11), o secretário de Defesa Lloyd Austin disse que o departamento “revirará todas as pedras até encontrarmos a fonte” dos documentos de inteligência vazados.

A CNN revisou 53 documentos vazados, todos os quais parecem ter sido produzidos entre meados de fevereiro e início de março.

Pelo menos um dos documentos parece ter sido alterado, informou a CNN anteriormente, que listou o número de vítimas russas e ucranianas e mais da metade do número de mortes russas antes de ser divulgado nos canais pró-russos do Telegram.

Ainda assim, as autoridades americanas reconheceram que a maior parte dos documentos parece ser genuína. A Ucrânia já alterou alguns de seus planos militares por causa do vazamento, disse uma fonte próxima a Zelensky à CNN.

“Esses documentos são estáticos. Eles são uma imagem de um tempo específico. Tanto os Estados Unidos quanto a Ucrânia têm a capacidade de modificar o que estão fazendo e como estão abordando essa questão, e certamente temos muito tempo para a Ucrânia fazer isso”, disse o presidente da Inteligência da Câmara, Mike Turner à CNN.

Documentos adicionais também surgiram.

O Washington Post informou na segunda-feira (10) sobre outro documento vazado com uma avaliação sombria de fevereiro de que os desafios com tropas, munições e equipamentos podem fazer com que a Ucrânia fique “bem aquém” de seus objetivos em sua contra-ofensiva planejada para a primavera.

Um documento de fevereiro afirma que os EUA avaliam que a Ucrânia pode gerar 12 brigadas de combate para a contra-ofensiva da primavera, incluindo três treinadas na Ucrânia e nove treinadas e equipadas pelos EUA.

Seis das brigadas estariam prontas até o final de março e as seis restantes até o final de abril, segundo o documento.

Os documentos vazados incluem mapas detalhados de posições no campo de batalha, estatísticas sobre o número de soldados mortos e feridos e estimativas de tanques, caças e outras armas que foram posicionadas e destruídas.

Um slide fornece uma linha do tempo para quando o solo da Ucrânia estará congelado, quando ficará lamacento e quando será favorável para avançar. Há avaliações das forças ucranianas em torno de Bakhmut, onde algumas das lutas mais ferozes entre os dois lados aconteceram este ano.

Em uma atualização em fevereiro, a avaliação da inteligência inclui detalhes sobre as aldeias para onde os militares ucranianos se retiraram e quais posições ainda controlavam.


Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

0 Comentários