Colheita de cacau tem início em Rondônia

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Colheita de cacau tem início em Rondônia


Data de início da colheita foi instituída em 2019, segundo a Emater. Expectativa é que sejam colhidas cerca de 7 toneladas da fruta este ano.

Porto Velho, RO - 
Produtores de Rondônia deram início a colheita de cacau nesta quinta-feira (13). De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a expectativa de colheita para o ano é superior a 7 toneladas, cerca de 15% a mais que o colhido em 2022.


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) explica a data foi instituída em 2019 e tem como objetivo oferecer referências ao produtor para "adoção de técnicas de melhoradas da qualidade do cacau rondoniense".


Atualmente, Jaru é o maior produtor do estado:


* Jaru – 1.276 toneladas

* Buritis – 743 toneladas

* Ouro Preto – 720 toneladas

* Ariquemes - 179 toneladas

* Theobroma - 160 toneladas

* Machadinho – 154 toneladas

* Porto Velho – 132 toneladas

* Urupá – 109 toneladas

* Cacoal – 100 toneladas

* Ji Paraná - 72 toneladas



Cacau campeão


O produtor Deoclides Pires da Silva, de Jaru (RO), foi o campeão do IV Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil, pela categoria varietal. Deoclides alcançou uma nota de 7,8 pontos e levou o título de melhor cacau do país.


Deoclides Pires, produtor campeão do Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil — Foto: Mikely Azevedo/Rede Amazônica


O sucesso é resultado de um trabalho de anos, que envolve melhoramento genético de sementes e novas técnicas de produção, além de muita dedicação e amor pelo cacau.


Fonte: G1-Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários