Veja regras da liberdade condicional que Elize Matsunaga pode ter infringido ao ir a bar

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Veja regras da liberdade condicional que Elize Matsunaga pode ter infringido ao ir a bar

Justiça determinou que a ex-detenta não frequente bares e permaneça em sua residência durante a noite

Porto Velho, RO - 
Em liberdade condicional, Elize Matsunaga apareceu em uma imagem sentada em um bar em uma cidade de praia e aparentemente consumindo bebida alcoólica. Isso representaria diversas infrações às regras da liberdade condicional dela, o que pode aumentar a chance de Elize perder o benefício e retornar à prisão.

Uma das regras da decisão judicial que autorizou a liberdade condicional é justamente não frequentar bares. Mas ela pode ter violado ainda a determinação para permanecer em sua residência entre as 20h e as 6h.

Veja abaixo todas as regras impostas a Elize em maio do ano passado, quando ela deixou a penitenciária de Tremembé.

• comparecer trimestralmente à Vara de Execuções
• obter ocupação lícita no prazo de 30 dias
• permanecer em sua residência durante o repouso, no período compreendido entre 20h e 6h, salvo com autorização judicial
• não mudar da comarca sem prévia autorização do juízo
• não mudar de residência sem comunicar o juízo
• não frequentar bares, casas de jogo e outros locais incompatíveis com o benefício

As imagens que mostram Elize em um bar seriam do próprio celular dela. O aparelho telefônico e o computador de Elize foram apreendidos na última semana, após ela ter sido indiciada pela polícia de São Paulo por suposto uso de documento falso. Elize teria apresentado um atestado de antecedentes criminais falso para poder trabalhar em uma empresa de Sorocaba no ano passado. Ela nega ter falsificado o documento.

A imagem que mostra Elize no bar foi divulgada inicialmente no perfil Mulheres Assassinas, no Instagram. A página é do escritor Ulisses Campbell, autor de um livro sobre Elize. Na descrição da imagem, ele informa que Elize está na praia do Itararé, em São Vicente, no litoral de São Paulo.

Presa desde 2012 por ter matado o marido, Marcos Matsunaga, Elize foi condenada a mais de 19 anos de prisão por homicídio doloso e destruição de cadáver, entre outros crimes. Ela conseguiu remissão de parte da pena ao fazer atividades como trabalhar e participar de cursos no presídio.

Procurada, a defesa de Elize não comentou as possíveis infrações às regras da liberdade condicional com a presença dela em um bar de São Vicente durante a noite.

Em liberdade condicional desde maio de 2022, Elize foi acolhida em Sorocaba pela família de uma ex-detenta de quem virou amiga no presídio. Após alguns meses, Elize decidiu ir morar em Franca, onde comprou um apartamento e começou a trabalhar como motorista de aplicativo. É nessa cidade do norte do estado que Elize fixou residência.

Volta à prisão

O Ministério Público pediu que Elize volte à prisão em razão do documento falso que teria sido apresentado. Segundo a polícia, a irregularidade em relação ao documento apresentado em Sorocaba foi comprovada após perícia. O delegado Acácio Leite afirmou que se trata de uma falsificação “grotesca”, em que o nome de Elize foi colocado em sobreposição ao de outra pessoa.

A Justiça ainda não se manifestou sobre o pedido do Ministério Público de São Paulo.


Fonte: R7

Postar um comentário

0 Comentários