Seu filho tem razão: ele acorda muito cedo! Saiba por que as aulas deveriam começar depois das 8h30

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Seu filho tem razão: ele acorda muito cedo! Saiba por que as aulas deveriam começar depois das 8h30


Segundo especialistas, obrigar crianças e adolescentes a acordarem muito cedo dificulta que eles durmam durante o número suficiente de horas para terem um bom rendimento no colégio. Privação de sono causa ainda irritabilidade, ganho de peso e problemas de concentração.

Porto Velho, RO - Na sua casa, quando o despertador toca, bem cedinho, fica difícil fazer com que as crianças e os adolescentes acordem para ir à escola? Você ouve diariamente aqueles apelos dramáticos de "só mais 5 minutinhos🙏"? Saiba que, do ponto de vista da ciência, esse "sacrifício" imposto aos alunos é discutível.

(Esta reportagem é parte de uma série do g1 que já respondeu se "dormir mais de 8 horas é preguiça?", se "posso levar o celular para a cama?" e se é bom "trabalhar enquanto outros dormem" , e que ainda vai explicar como medir seu tempo ideal de descanso.)

Especialistas ouvidos pelo g1 reforçam o que a Academia Americana de Pediatria recomenda desde 2014: as aulas não deveriam começar antes das 8h30 da manhã, porque comprometem a rotina de sono dos estudantes. Sem dormirem a quantidade necessária de horas por noite, eles tendem a apresentar sintomas como:

😡 instabilidade de humor (que traz prejuízos na socialização com colegas e professores);
✈️ falta de concentração;
🥱 sonolência (a clássica cena de um aluno deitando a cabeça na mesa);
🎨 diminuição da criatividade;
🩺 ganho de peso (com propensão a problemas cardiovasculares)
📈 e problemas de crescimento.



Adolescentes têm queda de rendimento escolar se dormem poucas horas — Foto: Pexels


Abaixo, tire suas dúvidas sobre a rotina de sono ideal para garantir a aprendizagem na escola, a partir de dicas de Anderson Nitsche, neuropediatra do Hospital Pequeno Príncipe (PR), e de Gustavo Moreira Afip, pediatra do Instituto do Sono.


Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários