Prefeitura entrega certificados do Curso de Condutor de Pesca Esportiva

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Prefeitura entrega certificados do Curso de Condutor de Pesca Esportiva


Proposta teve como objetivo a qualificação do turismo pesqueiro em Porto Velho

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho entregou na tarde de terça-feira (28) os certificados de conclusão para 19 participantes do curso de condutor de pesca esportiva, ofertado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), em parceria com o Senac. A entrega aconteceu no Rancho Rio Jaci, no distrito de Jaci-Paraná.

O curso de 30 horas/aula foi dividido em três etapas: atendimento do condutor com o turista; fase técnica com tipos de peixe da região; manipulação correta e preparo gastronômico; e o aprimoramento da condução do turista na localidade, unindo pesca e gastronomia. A capacitação teve início no dia 6 de março e incluiu a ministração de aulas práticas no rio Madeira.

                                Entrega aconteceu no Rancho Rio Jaci, no distrito de Jaci-Paraná


“É uma parceria com o Conselho Municipal de Turismo, onde o Fundo do Conselho Municipal de Turismo está fazendo esse pagamento ao Senac que começou esse curso do zero para as nossas águas, para os nossos peixes, para a nossa gastronomia, um curso muito importante, tanto na parte teórica quanto na parte prática. Então, um dia de alegria, um dia de entregas pela primeira vez na história, um curso nesse nível pra essas pessoas aqui de Jaci poderem fomentar mais ainda o turismo, fazendo com que o turista se sinta cada vez mais seguro. Eu fico muito feliz em falar que três desses formandos são mulheres. A gente fez uma seleção junto aos pescadores daqui de Jaci, junto com a comunidade, escutando a demanda e aí sim, eles foram selecionados”, disse a secretária da Semdestur, Glayce Bezerra, que fez questão de participar da entrega dos certificados.

A pesca esportiva é o principal atrativo turístico do município de Porto Velho e a procura pela atividade só cresceu nos últimos anos. Foi isso que motivou Júnior Cavalcante, proprietário do Flutuante Karipuna, localizado na BR-364, km 797, em Jaci-Paraná, a participar do curso. No período de alta temporada, semanalmente, passam pelo estabelecimento de 15 a 30 barcos.

No grupo de formandos, três mulheres concluíram a capacitação


“Nós estamos hoje dedicados a desenvolver o potencial de turismo da pesca esportiva aqui no estado. E aí a gente vem se preparando para poder ter o melhor receptivo para o nosso turista e oferecer mais condições de um turismo mais profissional aqui na nossa região. Sem dúvida, a partir de agora, é um divisor de águas para o turismo regional da pesca esportiva, porque agora nós teremos condutores de turismo, guias de pesca, que realmente estão preparados e habilitados para oferecer o melhor atendimento”, declarou o empresário.

DEFESO

Segundo Cavalcante, os amantes da pesca vem de diversas regiões do país pra conhecer a região. “Nós estamos apenas começando. Hoje, Jaci-Paraná está se transformado em um polo de turismo, mas ainda é desconhecido por grande parte do público de pesca esportiva. Porém há uma vantagem muito grande que nós temos aqui, pois no período do defeso o cliente pode vir, o pescador pode vir fazer a pesca esportiva nesse trecho entre as usinas do rio Madeira, obviamente fazendo a pesca e a soltura logo em seguida, que é nisso que a gente vem trabalhando, para preservar as espécies”, detalhou.

Já Edilaine aposta na capacitação feminina para preencher um ramo ainda não explorado, a condução de mulheres para mulheres. "Foi fantástico. Aprendi muitas coisas que em três anos trabalhando na área eu não sabia. Eu resolvi participar pensando nas mulheres, muitas gostam de fazer uma pescaria e quase sempre elas vêm acompanhadas do esposo, pois os nossos guias geralmente são homens, então, se ela não vem acompanhada do esposo, ela prefere não vir sozinha fazer essa pescaria por não se sentir tão à vontade”, detalhou a formanda que trabalha no flutuante Karipuna.

A entrega do curso à população é resultado do Plano de Qualificação para a Cadeia Produtiva do Turismo, desenvolvido pela Semdestur, por meio do Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur), com apoio do Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia (Conetur).


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários