Coluna Simpi – Economia: o que as Micro e Pequenas Empresas devem esperar para 2023?

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Coluna Simpi – Economia: o que as Micro e Pequenas Empresas devem esperar para 2023?

Economia: o que as Micro e Pequenas Empresas devem esperar para 2023?

O ano de 2023 começou bastante desafiador principalmente para as micro e pequenas empresas. No Brasil, além do cenário de desaceleração da economia nós estamos convivendo ainda com taxa de juros muito elevada principalmente por causa da inadimplência que acaba atingindo os bancos e as financeiras encarecendo o crédito.

"De maneira geral nós estamos diante de um quadro de crescimento da inadimplência batendo o recorde de 6 milhões e 400 mil empresas abrindo o ano de 2023 nessa situação", afirma Luiz Rabi, economista chefe do Serasa Experian. Segundo Luiz, os últimos três anos houve uma maior quantidade de pedidos de falências e recuperações judiciais, revelando que a insolvência também começa ser um problema que atinge não só as micro e pequenas, mas ainda as médias e grandes empresas. "Nós notamos ainda uma certa estagnação na procura por crédito porque afinal de contas diante de uma economia que parou de crescer, os projetos de investimento em ampliação e modernização acabam ficando engavetados", relata Luiz. Para ele, esse cenário só vai ser alterado de forma positiva a partir do momento em que as taxas de juros começarem a ser reduzidas e a inflação entrar numa trajetória de queda mais acentuada.  Mas para que isso aconteça, Luiz explica que é fundamental que o novo governo dê andamento a proposta de equilíbrio fiscal. "O novo arcabouço fiscal deve ser divulgado ao longo das próximas semanas, podendo começar a virar a página desse quadro de estagnação, juros altos e baixo crescimento, e alta inadimplência."  

"Enquanto isso não acontece, o cenário para micro e pequenas empresas continuará bastante desafiador ,demandando uma postura muito mais criteriosa e seletiva com relação aos seus planejamentos, as suas compras, as suas formações de estoques e ao gerenciamento do caixa. Assim é possível atravessar da melhor maneira esse período difícil da conjuntura econômica brasileira", pondera Luiz.

Assista: https://youtu.be/BdzhlCvpk48

 

Por que devemos colocar nossos produtos nas mídias sociais?

O ano de 2023 está demostrando que será um ano difícil e de muitos desafios.  Vemos grandes países aumentando  a sua  taxa de juros, coisa que  nunca fizeram, e com isso atraindo mais investimentos para eles e menos para nós. Com isso, somado os 13,5% de nossa taxa Selic, que impede um crescimento maior, faz com tenhamos menos moeda circulando e com isso menos vendas.  Basta ver pesquisa infomoney onde diz que 40% do estados brasileiros apresentaram queda de vendas  sendo que Rondônia e o que apresentou a queda mais acentuada. E neste caso, tempos difíceis novos caminhos, tudo para vender mais. Mas por que as mídias sociais são o caminho?  Porque a maior parte da população utiliza redes sociais. É por isso que trabalhar as mídias sociais do seu negócio é fundamental pois seu produto chega rapidamente ao conhecimento de muitas pessoas, e quanto maior o número de pessoas "tocar" o seus produtos, mais clientes irá ter. Além disso, você constrói relacionamentos sólidos com seus clientes, fazendo com que sintam uma proximidade maior com sua marca. Tudo isso resulta em uma base de clientes cada vez mais fiéis, e, de quebra, possibilita projeções financeiras com maior segurança. Com elas você consegue fidelizar clientes e transformá-los em defensores da sua marca, que são fundamentais para fazer o famoso "boca a boca"   e melhorar sua reputação. Faça isso, tire uma foto de seu produto e coloque no Whats, Face  ou Instagram, pois o importante e começar a usar. Mas se tem dificuldade com as novas tecnologias, saiba  que o Simpi tem um programa  chamado " Sua empresa com a "Com a Cara na NET" que pode te ajudar bastante, pois  coloca a sua disposição um a página  na internet (site da empresa) e deixa pronto  seu Instagram, face, twitter,  youtube e ainda terá instrução como alimentar suas mídias e ainda um curso de como utilizar as mídias para seus negócios.  

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=gTcvT-Oh4vg&t=3s

 

MEI cuidado: novo golpe na praça com o boleto falso

Se você é MEI, muito mais do que manter seus deveres em dia, precisa estar sempre atento às notícias para evitar cair em golpes, que ao longo do tempo, se tornaram muito comuns. O famoso golpe do boleto falso, por exemplo, acabou de atingir a esfera dos microempreendedores individuais. Assim, para que você evite prejuízos nesse artigo iremos listar alguns cuidados imprescindíveis que você precisa ter.  Os golpes da cobrança de anuidades em associações e sindicatos e o mais antigo. Depois vieram o da marca registrada, certificação digital, empréstimo do banco Safra ou outro, e agora o "novo" que é o golpe do boleto falso. Com o objetivo de extorquir o empreendedor, criminosos montaram um esquema de envio de e-mails falsos, e por vezes até mesmo correspondência por correio, onde comunicam ao MEI que ele tem taxas a serem pagas referente ao negócio. Dessa forma, acreditando que realmente há alguma pendência junto à Prefeitura, Receita Federal, Simples Nacional ou afins, o empreendedor acaba pagando o falso boleto. Já há um bom tempo milhares de MEIs vem relatando na internet que acabaram sendo enganados e persuadidos a pagar valores que não deviam. Ao abrir sua nova empresa fique atento pois os Microempreendedores Individuais mais visados pelos golpes são os novos MEIs.

 

Caixa investe em pequenos negócios gerenciados por mulheres

Nesta sexta-feira, 10/03, foi anunciado pela Caixa Econômica Federal um novo projeto com o intuito de investir em negócios e empresas geridas por mulheres. Programa da Caixa investe em pequenos negócios gerenciados por mulheres, e de acordo com a Caixa, o novo programa intitulado de "Mulheres de Favela" tem o intuito de "promover o desenvolvimento socioeconômico nas favelas e a emancipação das mulheres por meio de uma série de iniciativas". O programa teve a inauguração oficial feita também no Complexo da Penha, onde foi divulgado o primeiro laboratório de inovação social. A Caixa afirma que os laboratórios serão ambientes de fomentação ao empreendedorismo feminino, educação financeira, pesquisas e inovação. De início, a Caixa fará o investimento de R$16,6 milhões para o projeto. O projeto oferece cursos como desenvolvimento de produtos sustentáveis, oficinas de marketing digital, empoderamento feminino e formar de gerir, com melhor qualidade, a vida profissional como Microempreendedor Individual (MEI). Para as mulheres que não são moradores de onde tem o laboratório, existe a possibilidade  participar do projeto de forma online. De acordo com a Caixa, serão aproximadamente 50 mil mulheres que poderão ser beneficiadas pelo programa no regime remoto. Mulheres que residem em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rondônia, Sergipe, Pernambuco, Espírito Santo e Paraíba terão à sua disposição o projeto de maneira online. Para participar, basta entrar no site mulheresdefavela.cufa.org.br, clicar onde tem escrito "Inscreva-se" .

 

Atenção MEI! Estas situações podem cancelar seu CNPJ

O segmento dos Microempreendedores Individuais (MEIs) possui alguns requisitos básicos que devem ser cumpridos. Esses deveres podem incluir o pagamento do Documento Anual do Simples Nacional do MEI (DASN- SIMEI), assim como a regularização da modalidade. Quando o MEI deixa de cumprir essas e outras obrigações, a suspensão à categoria pode acontecer. Assim, é necessário conhecer o que pode suspender sua inscrição. Veja algumas situações:

Ausência de pagamentos do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensal durante dois anos;
Nunca ter entregado nenhuma Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) durante dois anos;
Se tiver vínculo com outro CNPJ;
Se a atividade MEI for excluída;
Deixar de registrar um colaborador;
Ultrapassar o limite de faturamento estipulado pela categoria (R$ 81 mil);

Postar um comentário

0 Comentários