5ª Feira de Adoção de Cães e Gatos destinou animais abandonados a novos lares

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

5ª Feira de Adoção de Cães e Gatos destinou animais abandonados a novos lares

Última edição aconteceu no sábado (25) no Parque da Cidade

Porto Velho, RO - Peludinha, uma vira-lata de pouco mais de um ano de idade foi abandonada na rua junto com a sua prole de 12 filhotes. Fraca e vulnerável, ela acabou resgatada por um grupo de cuidadores. No último sábado (25), ela e outros animais tiveram a chance de encontrar um novo lar durante a 5ª Feira de Adoção de Cães e Gatos, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, no Parque da Cidade.

“Os animais disponíveis para adoção aqui são provenientes de ONGs e grupos de cuidadores catalogados junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). Eles passam por uma triagem para garantir que estão saudáveis e aptos para um novo lar. É a primeira edição que realizamos no Parque da Cidade e faz parte do trabalho da Prefeitura de promoção ao bem-estar animal”, explicou o titular da Sema, Alexandro Pincer.


Roberta adotou dois filhotes: um cãozinho e um gatinho

A feira, que aconteceu das 16h às 19h, permitiu o encontro de cães e gatos em busca de um lar com novos tutores responsáveis. Numa espécie de missão de vida, os cuidadores acabam tendo um papel fundamental, uma vez que atuam no resgate e acolhimento de cães e gatos até a realização das feiras.

“A maioria deles são resgatados após serem abandonados nas ruas ou vítimas de acidentes e maltratados. A partir daí, iniciamos uma saga para levar ao veterinário, castrá-los para assim encontrarem uma adoção responsável", explica Emanuela Martins, uma das cuidadoras catalogadas pela Sema.

Os animais adotados durante a feira passam por uma guia de castração e microchipagem, oferecidas pelo município. A partir de então, o novo dono assina um Termo de Responsabilidade junto à Prefeitura, recebendo um certificado de tutor do animal.


Animais adotados durante feira passam por guia de castração e microchipagem

Esse foi o processo pelo qual a estudante Roberta Morais passou. Ela chegou à feira na expectativa de sair com um novo companheiro, mas acabou sendo conquistada por dois filhotes.

“Nos próximos dias eu vou iniciar a experiência de morar sozinha e amadureci a ideia de ter um cão ou um gato como companhia. Só que chegando aqui acabei me encantando pelos dois e optei por levar uma gatinha e um cão macho ainda filhote que me conquistou no primeiro olhar. Com certeza, essa dupla vai fazer a diferença nessa nova fase da minha vida”, afirmou a estudante.

“O nosso objetivo é fomentar a adoção consciente e combater qualquer forma de maus tratos e abandono dos animais. Estamos fazendo nossa parte enquanto poder público, mas precisamos que a sociedade também tome consciência do seu papel”, acrescentou a primeira-dama de Porto Velho e deputada estadual Ieda Chaves, uma das primeiras embaixadoras da causa animal no município.

A Sema planeja a realização de outras edições da feira ainda este ano na capital.

















Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários