VILHENA - FAVOO está acima da média na avaliação do MEC

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

VILHENA - FAVOO está acima da média na avaliação do MEC




Porto Velho, RO - Professores, alunos, mantenedores e colaboradores da Faculdade FAVOO estão comemorando um feito surpreendente. Em apenas um ano de gestão a FAVOO conseguiu aumentar sua nota de conceito institucional do MEC de 3 para 4 (feito jamais alcançado pela mantenedora anterior), numa escala em que 5 seria a nota máxima possível. A nova nota foi atribuída à Faculdade FAVOO após avalição de uma comissão do Ministério da Educação (MEC) como parte do processo de recredenciamento da instituição.

“Estamos muito felizes com esse resultado, pois ele indica que estamos oferecendo ensino superior com uma qualidade que está acima da média esperada pelo MEC, e essa conquista veio já no nosso primeiro ano”, comemora a presidente da FAVOO, Carolina Navarro Torres, lembrando que “isso só foi possível pois não começamos do zero, mas herdamos toda a tradição e prosperidade da já renomada AVEC, que sempre se pautou pela excelência e qualidade”.

Para o diretor da Favoo, Rodrigo Alves Correia, o alto grau de avaliação materializa e expressa o reconhecimento e prestígio da instituição perante a comunidade, e os investimentos financeiros que foram feitos, melhorando sua infraestrutura e programas de ensino: “Essa nota influencia positivamente o futuro da instituição e ajudar a garantir a qualidade e excelência do ensino e pesquisa oferecidos aumentando ainda mais as chances de nossos alunos serem aceitos em programas de pós-graduação ou em empregos desejados. O resultado demonstra nossa tradição de qualidade e sobretudo a capacidade diferenciada de nosso corpo docente”, destacou. E sobre a qualidade do corpo docente da FAVOO ela é de fato diferenciada. A FAVOO é a única faculdade do município a ter promotores de justiça, delegados e magistrados em seu quadro de professores e coordenadores.

A Nota do MEC é essencial para medir e validar a qualidade das Instituições de Educação Superior do país. Esse processo é feito no credenciamento de uma IES ou no seu recredenciamento. Quando realizado na segunda opção, visa assegurar que as condições atestadas no credenciamento inicial da instituição (de funcionamento e infraestrutura) foram mantidas ou aprimoradas. Ao final dessa avaliação, o MEC atribui uma nota à instituição, chamada de Conceito Institucional.

“Essa nota tão expressiva e em tão pouco tempo da FAVOO ter assumido como mantenedora da Faculdade, é fruto de um trabalho coletivo que envolveu todas as áreas da Faculdade e os alunos, principalmente, que são o motivo de todo nosso esforço. Vamos continuar buscando a excelência que foi comprovada por essa avaliação”, enfatizou a coordenadores do Curso de Direito, Heloisa Prado Pereira de Oliveira.

COMO SÃO AS NOTAS DO MEC

O MEC atribui conceitos de 1 a 5 a vários indicadores distribuídos em cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, políticas de Gestão e Infraestrutura Física. No total a instituição é avaliada em 51 indicadores.

As notas 1 e 2 classificam o que é considerado como níveis insatisfatórios, o que pode levar a penalidades diversas e, em último caso, ao descredenciamento da IES no MEC. A nota 3 classifica a IES em nível satisfatório e a nota 4 coloca a IES numa posição acima da média do que é esperado pelo MEC. E a nota 5 é sinal de excelência máxima.

O relatório apresentado pelo MEC ao final da avaliação destacou que “o plano de melhorias e processos de gestão a partir das avaliações externas e internas demonstra a implementação de ações efetivas na gestão da Instituição de Educação Superior- IES e evidencia a evolução institucional (da Favoo)”.

Segundo o vice-presidente do Conselho Administrativo da FAVOO e diretor Executivo da Sicoob Credisul, Vilmar Saugo, a mudança da nota 3 para a 4 em apenas um ano, demonstra que a FAVOO está no caminho certo, implantando mudanças e melhorias que permitiram esse salto na nota. “Nossa infraestrutura é excelente e adequada para os cursos ofertados, e estamos preparados para um atendimento adequado aos portadores de necessidades especiais. Além disso, a gente está bastante focado nos processos de gestão e na qualidade de ensino, buscando qualificar o tempo todo o nosso corpo docente para que isso seja traduzido em uma melhoria constante do ensino como um todo”, disse.

Além do atendimento acadêmico, o MEC destacou que a Faculdade FAVOO “presta assistência à comunidade externa por meio dos seus cursos de graduação, realizando eventos, campanhas e oferecendo serviços gratuitos por meio do Coolab Fiscal e do Coolab Jurídico”, acrescentando ainda que a missão, princípios, visão de futuro, objetivos, metas e valores da IES “deixam explícito a busca pelo reconhecimento de excelência acadêmica articulados entre o PPI (Projeto Pedagógico Institucional) e PPC (Projeto Pedagógico de Cursos)”. A comissão avaliadora também ressaltou que a IES promove o incentivo à melhoria do desempenho docente e discente associadas à capacitação, formação continuada e ao desenvolvimento profissional”.


Fonte - ALÔ RONDÔNIA

Postar um comentário

0 Comentários