Vacinação bivalente contra a Covid começa na segunda-feira (27) em Rondônia; veja quem pode receber a dose

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Vacinação bivalente contra a Covid começa na segunda-feira (27) em Rondônia; veja quem pode receber a dose


Em Porto Velho as vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde a partir das 8h.


Porto Velho, RO - 
A vacinação bivalente contra a Covid começa a ser aplicada em Rondônia nesta segunda-feira (27). Podem receber a dose idosos a partir dos 60 anos, e também pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos.


A vacinação é uma versão atualização do imunizante da Pfizer que tem como objetivo ajudar a proteger as pessoas contra mais de uma cepa do coronavírus.


Para receber a bivalente, o morador deve ter tomado pelo menos as duas primeiras doses da vacina monovalente, que estão sendo aplicadas desde 2021. Aqueles que já completaram o esquema vacinal com as doses de reforço também podem receber a nova vacina.


Em Porto Velho as doses estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde das 8h às 18h, exceto nas unidades Santo Antônio e Vila Princesa, que atendem até 12h.


Em Ariquemes (RO), as vacinas estão disponíveis em todas as UBSs. Os atendimentos acontecem de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 16h30. Já nas sextas, o horário será das 7h30 às 11h30.


Em Ji-Paraná (RO), a imunização acontece nas 10 UBSs urbanas, de segunda a quinta, das 8h às 11h e das 14h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 13h. Já nos distritos de Nova Colina e Nova Londrina, a vacinação será realizada às terças e quartas-feiras, das 8h às 13h.

Quem já pode receber a dose bivalente?


* Pessoas a partir de 60 anos

* Moradores de Instituição de Longa Permanência a partir de 60 anos

* Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos

* Ribeirinhos a partir de 12 anos

* Indígenas a partir de 12 anos

* Quilombolas a partir de 12 anos


Qual o intervalo da vacinação?

O morador precisa ter recebido a última dose contra a Covid há no mínimo quatro meses. Caso ainda não tenha iniciado o esquema vacinal, é recomendado que tome pelo menos as duas doses da vacina monovalente antes de receber a bivalente.


Quais os próximos públicos a serem atendidos?

De acordo com a prefeitura, o cronograma do Ministério da Saúde aponta que a fase 2 da campanha de imunização começa em 20 de março, com o atendimento de gestantes e puérperas. Profissionais da saúde devem começar a ser atendidos a partir de 17 de abril e, por fim, na fase 4 serão imunizados pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade e servidores do sistema prisional.


Fonte: G1-Rondonia

Postar um comentário

0 Comentários