Professores de Escolas Indígenas participam de formação pedagógica para o uso de instrumentos tecnológicos

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Professores de Escolas Indígenas participam de formação pedagógica para o uso de instrumentos tecnológicos


O uso de tecnologias no ensino indígena foi um dos pontos abordados durante a formação.

Porto Velho, RO - Professores das Escolas Estaduais Indígenas nas regiões de Guajará-Mirim e Nova Mamoré participam da Formação Pedagógica para o uso de instrumentos tecnológicos nas práticas educacionais indígenas. No total são 135 professores, entre indígenas e não indígenas, lotados nas 36 escolas. A formação iniciou na quarta-feira (1), e encerra nesta sexta-feira (3) nos períodos da manhã e tarde.

A apresentação e aprovação do Calendário Escolar Indígena foi debatido durante o primeiro dia e no período da tarde os professores receberam noções básicas de informática, fazendo uso dos notebooks entregues pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc.

O Núcleo de Tecnologia Educacional- NTE de Guajará-Mirim participa do evento, oferecendo conhecimentos sobre noções básicas de informática, com o uso dos notebooks que foram entregues no ano de 2022 para cada professor. Temas como acesso à internet, utilização de e-mail, entre outros, serão abordados durante o encontro pedagógico. A apresentação do diário eletrônico para a maioria dos professores que ainda não têm acesso, será trabalhado pelos mesmos.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta que a educação indígena recebeu investimentos não só com materiais e equipamentos mas também com obras e melhorias em sua infraestrutura. “Reforçamos ações para a valorização dos professores e neste ano estamos empenhados na construção e reforma das escolas indígenas, com salas apropriadas para atender os alunos e profissionais”, destacou.


                A formação foi voltada para os 135 professores indígenas e não indígenas.

A Coordenadoria Regional de Educação – CRE, em Guajará-Mirim, Rosiane Oliveira de Souza, afirma que a iniciativa é uma maneira de inovar a prática pedagógica. “É fundamental pois refletimos sobre as práticas pedagógicas. As técnicas apresentadas nos ajudaram a rever a forma como estamos transmitindo as informações. Precisamos estar disponíveis para mudanças”, enfatiza.

“Espero obter mais conhecimentos para podermos compartilhar dentro de sala de aula e com os pais também. Viemos de longe e estamos aqui buscando conhecimento”, disse Angélica Jabuti professora do ensino fundamental na Escola indígena 5 de Julho, da aldeia Ricardo Franco.

O evento possibilita um aprofundamento sobre o uso de tecnologias, instrumentalizando o profissional e incentivando a fazer uma análise sobre a prática. Neste ano buscamos diferenciar a formação voltada para o dia-a-dia do professor”, ponderou a coordenadora da Educação Escolar Indígena, Liene Moraes Assunção.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE, de Guajará-Mirim, Maria da Conceição Oliveira Santos Zeballos uma equipe do NTE estará nesses dias trabalhando com os professores o uso dos recursos tecnológicos, “estamos realizando essa capacitação para que todos possam trabalhar com o diário eletrônico, o e-mail e as atividades utilizando os notebooks entregues pelo governo”, comentou.


Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários