Líder do PT na Câmara divulga ato contra presidente do BC

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Líder do PT na Câmara divulga ato contra presidente do BC


Manifestação pede redução da taxa de juros e “fora Campos Neto”; será realizada após críticas de Lula


Porto Velho, RO - O líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PT-PR), divulgou nesta 2ª feira (13.fev.2023) ato do Sindicato dos Bancários contra o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a favor da redução da taxa básica de juros. A manifestação será realizada depois de críticas públicas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao chefe do BC pela taxa de juros alta, atualmente em 13,75% ao ano.

“Bancários do Brasil farão atos amanhã pela redução da taxa Selic, com palavras de ordem ‘Fora Campos Neto’! Aqui em Brasília ocorrerá na frente do Banco Central, a partir das 12h”, disse Dirceu em publicação em sue perfil no Twitter.

Em fevereiro, o BC manteve a taxa de juros em 13,75% pela 4ª reunião consecutiva, desde setembro de 2022.

Na 3ª feira (7.fev), Lula cobrou responsabilidade de Campos Neto e pediu que ministros da área econômica acompanhem a situação e, de maneira oblíqua, disse que o Senado pode rever a permanência de Campos Neto no cargo.

Na Câmara, há 3 requerimentos para convocação de Campos Neto para prestar esclarecimentos sobre a política monetária, que é formulada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

Além de Campos Neto, o CNM é composto pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).

O mandato de Campos Neto termina em dezembro de 2024. Só então é que o governo poderá indicar um novo nome para o cargo, que será submetido a aprovação do Senado.

Os atos pela redução da taxa de juros ocorrerão em São Paulo e em Brasília nesta 3ª feira (14.fev) em frente às sedes do BC. Na capital paulista, será realizado às 11h.

Fonte: Terra

Postar um comentário

0 Comentários