Engenheiro cacoalense assume vice-presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Engenheiro cacoalense assume vice-presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia

Engenheiro cacoalense assume vice-presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia

Cacoalense das antigas, o engenheiro civil Ernani Fontana é figura bastante conhecida e querida na Capital do Café. Após mais de 40 anos dedicados à atuação enquanto engenheiro, agora o pioneiro assume uma nova missão, como vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia - CREA/RO

A decisão foi tomada como forma de retribuir ao Conselho e à comunidade e também para contribuir com o fortalecimento da sua profissão. "Depois de 40 anos de formado, eu estou pensando agora em contribuir com a minha profissão, dando um pouco de mim para que a gente faça com que o nosso Conselho se torne mais acessível. Tanto para os engenheiros e outros profissionais, mas também para a comunidade, que tem uma contribuição muito grande junto ao CREA", destaca.

A contribuição citada por Ernani refere-se também à taxa paga por todo cidadão que quer construir. Muitos não entendem o porquê deste valor e Ernani Fontana garante que esse é um dos seus desejos: mostrar à comunidade de que forma essa taxa destinada ao CREA retorna para a própria comunidade.

"O CREA está mudando a sua mentalidade, que existe hoje, e quer começar a mostrar à comunidade que a fiscalização do exercício da profissão é muitíssimo importante. O CREA é um fiscalizador! Significa que se você vai fazer alguma obra, algum serviço, a primeira coisa que você tem que ter é a segurança de saber que os profissionais estão aptos a assumir essa responsabilidade. É este compromisso do Conselho que queremos garantir e mostrar à população. Vamos mostrar todo o trabalho realizado pelo CREA para proteger todos que usam o serviço de engenharia em Rondônia", explica Ernani Fontana.

O CREA-RO é uma manifestação regional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CONFEA e tem como missão principal defender a sociedade de práticas ilegais de todas as atividades que fazem parte do sistema Conselho Federal. Cabe ao CREA-RO fiscalizar o exercício das profissões de Engenheiros, Geólogos, Geógrafos, Meteorologistas e Tecnólogos das modalidades mencionadas, além dos Técnicos em Segurança do Trabalho.

Ernani Fontana foi empossado vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia em janeiro de 2023, ao lado do presidente Carlos Antonio Xavier.

 

Conheça um pouco da história deste cacoalense, vice-presidente do CREA-RO

Ernani Fontana é um catarinense, nascido em Joaçaba! Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (PR) - UEL, no ano de 1982.

Diante de uma crise vivenciada pelo Brasil na época de sua formação, Ernani não conseguia emprego no sul do país e, após assistir uma reportagem no programa Fantástico que apresentava Rondônia como o Novo El Dourado Brasileiro, o jovem resolveu se arriscar no norte do país, ao lado de um amigo, formado em Engenharia Elétrica.

Ernani veio pela primeira vez para Rondônia em 1984, quando as obras de asfaltamento da BR-364 estavam sendo concluídas. O estado contava, até então, com 15 municípios e em cada um deles o jovem engenheiro entregou o seu currículo. Contudo, em pleno período chuvoso, não havia previsão de nenhuma obra no estado, por pelo menos alguns meses. Mesmo assim, a cidade de Cacoal chamou a atenção do rapaz, que voltou para o Paraná decidido a encaixotar a mudança e tentar a vida na pequena cidade, no jovem estado brasileiro.

O primeiro escritório do engenheiro civil Ernani Fontana foi em plena avenida Sete de Setembro, até hoje o principal ponto comercial da cidade. A primeira obra de sua carreira foi a construção de uma panificadora! Um ano depois, em 1985, Ernani era convidado pelo então prefeito cacoalense, Josino Brito, para assumir a Secretaria Municipal de Obras de Cacoal. Na prefeitura, Ernani conheceu sua esposa Roseane Fontana, com quem divide a vida até hoje.

Ainda em 1985, foi aprovado em concurso público do Estado para o cargo de engenheiro civil e, desde então, Ernani tem passagens pela Secretaria de Estado de Obras e Serviço Público (SEOSP), pelo Corpo de Bombeiros, onde atuou como analista de projetos e pelo Hospital Regional de Cacoal, onde atuou na elaboração de uma série de projetos de reforma e ampliação da unidade hospitalar. Em 2022, Ernani retornou à SEOSP, onde permanece até hoje.

Paralelo à sua atuação como funcionário público, Ernani Fontana abriu uma construtora e manteve seu escritório de engenharia, que hoje comanda com o apoio de dois filhos, Lívia e Neto, que se tornaram engenheiros civis assim como o pai. Já a filha Talita tornou-se médica. A decisão do engenheiro civil recém formado, de tentar a vida em um estado em plena formação, garantiu grandes conquistas a Ernani Fontana.

(Por Giliane Perin)


Postar um comentário

0 Comentários