Volta às aulas na Unir: o que os alunos precisam saber para o começo do ano letivo

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Volta às aulas na Unir: o que os alunos precisam saber para o começo do ano letivo

 

De acordo com o calendário acadêmico, as aulas retornam na terça-feira (31). O g1 reuniu informações importantes para calouros e veteranos.



Porto Velho , RO -   A Universidade Federal de Rondônia (Unir) dá início a mais um ano letivo na próxima terça-feira (31). O semestre corresponde ao segundo semestre letivo de 2022, "uma vez que há um descompasso provocado pela suspensão de aulas durante a pandemia".

Para ajudar os calouros e os veteranos, o g1 reuniu perguntas e respostas que podem ajudar os estudantes que estão na expectativa do retorno das atividades acadêmicas.

Para a chegada dos novos alunos, a Unir preparou um "acolhimento discente" que acontece do dia 31 de janeiro a 3 de fevereiro, tanto na capital quanto no interior. A ideia é recepcionar os novos alunos e os integrar com a rotina universitária e com os veteranos.

Com isso, os veteranos começam a cursar, nesta semana, o semestre válido pelo segundo semestre de 2022.

Continua sendo obrigatório o uso de máscaras?

Ao g1, a Universidade explicou que "o uso de máscaras em todos os espaços segue sendo obrigatório para estudantes, servidores e para visitantes".

De acordo com a Unir, essa é uma medida que tem como objetivo minimizar a transmissão da Covid-19.

E o comprovante vacinal?

A Unir exige a comprovação vacinal de toda a sua comunidade universitária: servidores, estudantes e prestadores de serviço.

Essa é uma determinação institucional aprovada pelo Conselho Superior Universitário.

Quanto tempo dura o semestre?

De acordo com o calendário acadêmico, o semestre inicia no dia 31 de janeiro e se estende até 31 de maio. Por isso, o período contempla quatro meses consecutivos.

Após isso, os estudantes vão ter 18 dias de férias. O período letivo retorna no dia 19 de junho, sendo então, dado início ao primeiro semestre de 2023.

Quantos novos alunos irão entrar na universidade?

Segundo a Unir, neste próximo semestre, que corresponde ao segundo semestre letivo de 2022, são ocupadas 605 vagas em cursos localizados nos campi de Cacoal (três cursos), Porto Velho (12 cursos) e Rolim de Moura (um curso).


Com estes novos alunos a Unir completa o preenchimento das 2.645 vagas ofertadas em mais de 50 cursos no Processo Seletivo de 2022", disse a Unir.

Qual a situação dos ônibus para os acadêmicos?


Para os estudantes que dependem do transporte público para chegar até a Unir em Porto Velho, a linha "211 - Campus Unir" deixa os acadêmicos dentro do campus em três pontos espalhados pela instituição.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), a linha disponibiliza quatro ônibus de segunda a sexta-feira.


Quanto custa a passagem de ônibus?

Em dezembro de 2022, as passagens de ônibus em Porto Velho sofreram um reajuste e passaram a custar R$ 6.

Para pagar o valor destinado a estudantes, no valor de R$ 2,25, os acadêmicos podem solicitar o cartão ComCard.

Como cadastrar ou atualizar o ComCard?

Para cadastro ou renovação, o aluno deve comparecer nos pontos de atendimentos disponíveis, sendo eles:

Centro de Artes e Esportes Unificados: Localizado na rua Antônio Fraga Moreira, 1706-1770, no bairo Juscelino Kubitschek, com atendimento das 7h30 às 13h30.
Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur): Localizado na rua General Osório, 81, centro, com atendimento das 8h às 14h.


Ambos os pontos de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira. Para realizar cadastro ou renovação é necessário apresentar alguns documentos. Confira abaixo.


Original e cópia do RG e CPF;
Comprovante de residência atualizado;
Declaração escolar atualizada;
Em caso de renovação, o cartão ComCard


Todas as aulas serão presenciais?


Sim. A Unir confirmou que todos os cursos são presenciais nos oito campi.


*Estagiária sob supervisão de Thaís Nauara.



Fonte:G1/RO 

Postar um comentário

0 Comentários