Saúde dos servidores é promovida através de ações educativas e preventivas

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Saúde dos servidores é promovida através de ações educativas e preventivas


Durante o ano estão programadas 12 campanhas de enfrentamento das doenças ocupacionais


Porto Velho, RO - Para garantir a saúde e o bem-estar dos servidores da Saúde, ações diversas são programadas ao longo do ano pela Divisão de Acompanhamento das Condições de Trabalho nas Unidades de Saúde focadas na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, com o apoio das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) de cada unidade. Para o ano estão programadas 12 campanhas de enfrentamento das doenças ocupacionais.

Além do trabalho educativo que a divisão precisa manter para preservar a saúde e a integridade física e mental dos trabalhadores nas unidades, através do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, mais conhecido como PCMSO, previsto pela Norma Regulamentadora 7 (NR 7), ela também promove a realização de exames ao longo do contrato, de modo a avaliar possíveis impactos da atividade na saúde do funcionário através do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

A Divisão faz o acompanhamento das condições de trabalho nas unidades

De acordo com o enfermeiro Valdir Alves, da Divisão, frequentemente acontecem capacitações internas da CIPA para levar orientações que buscam prevenir acidentes no ambiente de trabalho, sejam eles acidentes biológicos, físicos ou químicos.

“Nosso trabalho é amplo, nós damos o suporte necessário em caso de acidentes, a exemplo dos acidentes com objetos perfurocortantes, onde entramos com testes rápidos e ofertamos a PEP que consiste no uso de certos medicamentos utilizados no coquetel para tratamento do HIV, com o intuito de impedir que o vírus atinja o sistema imunológico. Outra ação é a oferta de vacinas para o manter o calendário do servidor atualizado. Havendo um acidente, seja ele típico, atípico, trajeto ou biológico, é encaminhado a Secretaria Municipal de Administração, que cria uma Comunicação do Acidente de Trabalho (CAT) para gerar a segurança necessária a esse servidor”, detalhou o especialista no setor.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários