Para onde viajar em 2023: Com um lugar no Brasil, veja 23 destinos para conhecer este ano

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Para onde viajar em 2023: Com um lugar no Brasil, veja 23 destinos para conhecer este ano


Espera-se que o turismo internacional tenha atingido 65% dos níveis pré-pandêmicos em 2022

Porto Velho, RO - Ano novo é a hora de renovar as perspectivas. Aplique esta fórmula liberalmente ao planejamento de viagens em 2023.

Após quase três anos de interrupções e complicações de viagens, muitos países abandonaram a maioria de suas restrições pandêmicas. As pessoas estão viajando internacionalmente em grande número e há muita demanda reprimida para se espalhar pelo mundo.

Espera-se que o turismo internacional tenha atingido 65% dos níveis pré-pandêmicos em 2022, de acordo com a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, com algumas áreas atingindo recentemente níveis próximos a 80% ou 90% de desembarques em 2019. E os especialistas estão cautelosamente otimistas sobre uma recuperação contínua das viagens.

Aqui estão 23 ideias de destinos que a CNN Internacional preparou:

Polônia


A demonstração de solidariedade do país com a vizinha Ucrânia é um motivo para visitá-lo. A histórica Cracóvia, na foto, Varsóvia e as florestas, lagos e montanhas do campo são mais boas razões para explorar a Polônia / Adobe Stock

Poderíamos listar inaugurações recentes na Polônia – como o Hotel Verte , a nova propriedade da Autograph Collection em Varsóvia, que abriu suas portas douradas (fica em um enorme palácio barroco) em agosto. Mas a razão pela qual você deve visitar a Polônia em 2023 não é a chance de ficar em um lugar digno da realeza. É para mostrar solidariedade a um país que, por sua vez, mostrou solidariedade ao povo da Ucrânia.

Compartilhar uma fronteira de mais de 300 milhas com um país sob ataque significa que a Polônia recebeu mais refugiados ucranianos do que qualquer outro lugar. Acrescente a isso o número de turistas em queda (embora eles estejam aumentando novamente) e você terá uma situação complicada.

Então, se você gosta daquele palácio de Varsóvia, uma pausa na cidade como Cracóvia, Gdansk, Wrocław ou Poznań – todas as centenas de quilômetros da fronteira ucraniana – ou se afastar de tudo nas florestas, lagos e montanhas do campo – agora é sua chance de fazer algo de bom tirando férias.

Austrália Ocidental


Em 20 de abril de 2023, um eclipse solar total será visível na borda noroeste da Austrália / CNNi

Em 20 de abril de 2023, um eclipse solar total será visível na borda noroeste da Austrália.

Para um evento que provavelmente durará cerca de um minuto, a cidade de Exmouth e a grande Península de Ningaloo, onde fica, planejam há mais de um ano. Haverá plataformas de observação ao ar livre onde os espectadores poderão assistir com segurança ao milagre solar (com óculos de proteção, é claro), bem como apresentações musicais, oportunidades educacionais para aprender sobre ciência e astronomia e um Dark Sky Festival de três dias.

Mas o estado da Austrália Ocidental oferece muito mais do que 60 segundos de admiração.

Abrangendo um terço de todo o continente da Austrália, estende-se desde a animada e crescente capital do estado de Perth através de desertos, incluindo o Great Victoria e o Great Sandy, até a região vinícola de Margaret River, os dramáticos penhascos de Kimberley e as montanhas cobertas de quokka. Ilha de Rottnest.

Liverpool, Inglaterra


Cidade portuária de Liverpool, na Inglaterra, mais conhecida em todo o mundo como o local de nascimento dos Beatles, está adicionando outro capítulo ao seu legado musical. Em maio, será a cidade anfitriã do concurso Eurovisão 2023 / Adobe Stock

A cidade portuária de Liverpool, na Inglaterra, mais conhecida em todo o mundo como o local de nascimento dos Beatles, está adicionando outro capítulo ao seu legado musical.

Em maio, será a cidade anfitriã do Eurovision 2023 , a extravagância da música que traz um influxo de milhares de fãs com bandeiras de todo o continente. É uma oportunidade para a cidade se recuperar após perder seu status de Patrimônio Mundial da Unesco em 2021.

Em junho, a cidade comemora 25 anos do Liverpool Biennial, festival de artes visuais contemporâneas, com mais de 30 artistas e coletivos internacionais ocupando espaços na cidade até setembro.

A Inglaterra também está comemorando o Ano da Costa em 2023, com festivais gastronômicos e limpezas de praias ocorrendo ao longo da costa do país.

A apenas meia hora de trem do centro da cidade de Liverpool, Crosby Beach é o lar permanente de “Another Place” do escultor Antony Gormley, onde 100 figuras de ferro fundido estão voltadas para o mar.

Charleston, Carolina do Sul


Charleston muitas vezes encobriu a história de seus residentes negros. Está tomando providências para corrigir isso. Espera-se que o Museu Internacional Afro-Americano seja inaugurado no final de 2023 / Adobe Stock

Charleston desfila seu passado como nenhuma outra cidade dos EUA, mas muitas vezes encobriu a história de seus residentes negros. Agora o lugar está tomando providências para corrigir isso.

O International African American Museum promete fazer um anúncio de abertura “em breve” para 2023, depois de adiar sua data em janeiro.

O museu será instalado na margem do rio Cooper, no local onde muitos africanos pisaram pela primeira vez na América do Norte. Ele irá explorar a vida dos escravos e seus descendentes.

Os visitantes no final de maio e início de junho podem aproveitar o mundialmente famoso Spoleto Festival, com ópera, teatro, dança, atos musicais e palestras de artistas. E os gourmets devem marcar de 1º a 5 de março no calendário do Charleston Wine and Food Festival e provar os favoritos de Lowcountry.

Não pode ir ao festival? Você ainda estará bem alimentado. Para pratos mais sofisticados do sul, experimente o Magnolias. Inaugurado em 1990, ajudou a estimular o renascimento culinário da cidade.

Para algo informal, experimente a Bertha’s Kitchen em North Charleston, onde impera o arroz vermelho com linguiça, frango frito e feijão-lima. O restaurante até chamou a atenção do autor de “Roadfood”, Michael Stern.

Vilnius, Lituânia


A capital da Lituânia comemora seu 700º aniversário em 25 de janeiro de 2023. Todo o centro da cidade é um Patrimônio Mundial da Unesco / CNNi

A modesta Vilnius admitiu em uma campanha publicitária este ano que ninguém sabe realmente onde fica. Se o vídeo brilhante não fez você querer reservar uma viagem para lá imediatamente, talvez isso o faça: a capital da Lituânia comemora seu 700º aniversário em 25 de janeiro de 2023.

Para marcar a data, há um programa de um ano, incluindo festivais de música e exposições. Mas use o aniversário como um incentivo para visitar, em vez de seguir um programa religiosamente.

Todo o centro da cidade é um Patrimônio Mundial da Unesco – colocando-o lá em cima com suas “cidades-colegas” Veneza e Viena. Vilnius faz parte da lista graças aos seus edifícios góticos, renascentistas e barrocos, todos situados em um plano de rua medieval, mas é mais conhecido por sua arquitetura barroca.

Não perca a espumosa torre do sino da igreja de São João (você pode subir para ter uma vista deslumbrante da cidade) ou a igreja de São Casimiro, encimada por uma coroa gigante. Ficou de olho nas redes sociais? Esta é a única capital da Europa que permite que balões de ar quente sobrevoem o horizonte da cidade.

Fiji


Águas azuis brilhantes, extensos recifes de corais e centenas de ilhas pacíficas: Fiji não é difícil de vender. E as multidões de turistas ainda não voltaram totalmente ao paraíso do Pacífico Sul / Adobe Stock

Águas azuis brilhantes, extensos recifes de corais e centenas de ilhas pacíficas: Fiji não é difícil de atrair. Mas por que ir para lá em 2023? Por um lado, o país só reabriu pós-Covid no final de 2021 , o que significa que o número de visitantes ao paraíso do Pacífico Sul ainda não se recuperou totalmente.

Enquanto o país é mimado pela beleza subaquática, aproveite a oportunidade para explorar também seus tesouros acima do solo. O único Patrimônio Mundial da Unesco no país é a cidade de Levuka, uma antiga capital e importante porto, que é repleta de edifícios da era colonial britânica em meio a coqueiros e mangueiras.

Para aprender sobre as comunidades indígenas locais, os viajantes podem participar de uma cerimônia de boas-vindas kava – batizada com o nome da bebida tradicional em seu centro – ou desfrutar de um lovo , uma refeição preparada em brasas em uma cova subterrânea coberta com folhas de bananeira.

A Fiji Airways agora tem voos diretos de Los Angeles e San Francisco, tornando relativamente fácil chegar às ilhas. Como dizem os fijianos, “bula”.

Manaus, Brasil


Casa de ópera em Manaus, o Teatro Amazonas, data de 1896. Combine uma visita à cidade com um refúgio ecológico na floresta amazônica / CNNi

Enquanto o destino da floresta amazônica está em jogo, dois eco-lodges nos arredores de Manaus – a capital do estado do Amazonas e porta de entrada para o rio que dá nome ao estado – usaram sua pausa pandêmica para se tornarem ainda mais ecológicos.

O Juma Amazon Lodge , a cerca de 80 quilômetros ao sul da cidade, agora é totalmente alimentado por uma nova usina solar de US$ 400 mil, cujos 268 painéis duplos se erguem a quase 12 metros no ar acima do dossel (o que significa que nenhuma árvore teve que ser cortada). Eles também construíram um sistema de biogás para aumentar a eficiência do tratamento de resíduos orgânicos, reduzindo as emissões anuais de carbono em oito toneladas.

Enquanto isso, o Anavilhanas Jungle Lodge, a noroeste de Manaus, no rio Rio Negro, abriu uma “base avançada” fora da rede durante a pandemia, a 48,2 km do lodge principal e acessível apenas pelo rio.

Os hóspedes podem fazer longas caminhadas na selva através do território onde vivem onças, onças-pardas e tatus gigantes em uma das instalações hoteleiras mais remotas da região amazônica, depois passar a tarde em uma rede ou na piscina. Para 2023, o lodge está planejando pernoites em uma barraca à beira do riacho para pequenos grupos.

Não perca a própria Manaus – comer um gigantesco peixe amazônico do lado de fora do Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, é uma experiência inesquecível.

Tessalônica, Grécia


A Torre Branca é um marco em Thessaloniki, onde uma cena gastronômica vibrante e planos para um novo metrô reluzente estão elevando o perfil da cidade / CNNi

Motivos não faltam para visitar a segunda cidade da Grécia nos últimos tempos, com uma cena gastronômica local endossada pela Unesco que recentemente celebrou a reforma e reabertura de seu mercado de alimentos Modiano centenário .

Com uma orla marítima popular e a proximidade de belas praias e montanhas do interior,Tessalônica é certamente um candidato a um dos melhores destinos de férias urbanas da Europa.

O que poderia torná-la ainda melhor? Que tal um novo e brilhante sistema de metrô? Tudo bem, em novembro de 2023 deve ser inaugurada a linha principal de um megaprojeto de infraestrutura que ligará o centro da cidade ao seu aeroporto internacional. Trens sem motorista levarão os passageiros por túneis cujas escavações acrescentaram ao já rico catálogo de descobertas arqueológicas de Thessaloniki, muitas das quais estarão em exibição em estações especialmente criadas para o museu.

Ruanda


País africano recebe um novo hotel resort chique em 2023, com a abertura do Sextantio Ruanda em uma ilha na imensa extensão do Lago Kuvu. A vida selvagem também é um atrativo, com os parques nacionais Volcanoes e Akagera oferecendo a chance de encontrar gorilas e rinocerontes brancos ameaçados de extinção / CNNi

Janeiro de 2023 marca a inauguração oficial do hotel mais emocionante de Ruanda até agora: Sextantio Rwanda, uma coleção de cabanas tradicionalmente trabalhadas em uma ilha no Lago Kivu, um dos maiores lagos da África.

É o primeiro projeto fora da Itália para Daniele Kihlgren, cujos projetos de história meio-hotel e meio-vivo mantêm viva a tradição local. Uma organização sem fins lucrativos que entrega dinheiro diretamente para as comunidades locais, o Sextantio verá os visitantes pescando no lago de 1.000 milhas quadradas, remando em canoas escavadas, experimentando a cerveja de banana local e observando a vida selvagem – e não apenas as galinhas, vacas, porcos e cabras que vagueiam pela propriedade.

Claro, você vai querer ver gorilas. Adjacente ao Parque Nacional dos Vulcões, o Dian Fossey Gorilla Fund abriu o Campus Ellen DeGeneres de 4.500 metros quadrados em 2022. Seu centro de visitantes inclui exposições, “encontros” de gorilas de realidade virtual e trilhas naturais.

No Parque Nacional Akagera, os rinocerontes brancos – transferidos da África do Sul em 2021 para ajudar na conservação – já estão parindo. É mais fácil chegar lá também. Uma nova rota de Londres se junta a Bruxelas, Dubai, Guangzhou e Mumbai como os únicos voos diretos para Kigali de fora do continente africano.

Gotemburgo, Suécia


Suécia: eleita o destino mais sustentável do mundo por seis anos consecutivos, a segunda maior cidade da Suécia está realizando sua festa de aniversário de 400 anos adiada este ano / CNNi

Eleita o destino mais sustentável do mundo por seis anos consecutivos, a segunda maior cidade da Suécia está finalmente emergindo da sombra de Estocolmo.

Outrora uma importante cidade comercial e marítima, Gotemburgo é agora considerada um dos destinos mais ecológicos da Europa, com 274 metros quadrados de espaço verde por cidadão, enquanto 95% dos seus hotéis são certificados como ecológicos.

Embora Gotemburgo tenha completado oficialmente 400 anos em 2021, as comemorações foram suspensas por causa da pandemia global. Mas eles finalmente acontecerão em 2023, então é uma ótima época para visitar.

O rei da Suécia Carl Gustav, que comemora 50 anos no trono este ano, estará na cidade no dia 4 de junho, aniversário oficial de Gotemburgo, e o maior festival de aniversário da cidade será realizado no distrito portuário de Frihamnen de 2 a 5 de junho, com shows e eventos artísticos entre as atividades oferecidas.

As festividades continuarão durante todo o verão até o início da Maratona de Göteborgsvarvet, em 3 de setembro, uma nova corrida de 26 milhas após a popular meia maratona da cidade, que acontece em 13 de maio.

Ras al-Khaimah, Emirados Árabes Unidos


Dhayah Fort é um dos principais locais históricos deste emirado. Ras al-Khaimah também tem muito a oferecer aos amantes da natureza e da aventura / Adobe Stock

Quando os viajantes pensam nos Emirados Árabes Unidos, o deslumbrante horizonte de Dubai geralmente é o que vem à mente.

Mas os Emirados Árabes Unidos também têm muito a oferecer aos amantes da natureza – particularmente o emirado mais ao norte, Ras al-Khaimah, que pretende se tornar o destino mais sustentável do Oriente Médio até 2025, graças a uma nova estratégia de “Turismo Equilibrado”.

A apenas 45 minutos de Dubai, costuma ser chamado de “emirado da aventura” e por boas razões. Oferecendo praias, desertos e montanhas, não faltam atrações ao ar livre, como sandboard, trekking, wakeboard, paraquedismo, mergulho e até a maior tirolesa do mundo.

Mas nem tudo é adrenalina. Ras Al Khaimah é onde você encontrará o restaurante mais alto dos Emirados Árabes Unidos, 1484 by Puro, que fica nas montanhas Jebel Jais do emirado. Os que buscam cultura podem ir ao histórico Forte Dhayah, que remonta ao final da Idade do Bronze (1.600-1.300 a.C).

Onde ficar? A marca de hospitalidade de luxo Anantara está abrindo um novo resort fabuloso em 2023, que oferecerá 174 quartos, suítes e vilas sobre a água, além de restaurantes especializados e um spa.

Laos


A espetacular Kuang Si Falls ao sul de Luang Prabang é um dos locais deslumbrantes do Laos. Uma nova ferrovia de semi-alta velocidade facilita a locomoção pelo país em um ritmo mais rápido / CNNi

Compartilhando fronteiras com a Tailândia, Camboja, Vietnã, China e Mianmar, o Laos sem litoral tem sido um ponto obrigatório para os viajantes ricos em tempo que percorrem o circuito do Sudeste Asiático.

Mas agora, graças à inauguração de uma ferrovia de semi-alta velocidade em 2021 , é mais fácil do que nunca percorrer o país em um ritmo mais rápido, economizando horas em viagens que antes levavam dias inteiros para viajar.

As escolhas são difíceis já que há muito para ver no Laos.

Picos imponentes aguardam visitantes no refúgio de aventura Vang Vieng, enquanto Luang Prabang, classificado pela Unesco, está repleto de herança colonial francesa, ritual budista e beleza natural. Os que procuram luxo podem querer se hospedar no Rosewood Luang Prabang, com suas elegantes tendas no topo da colina.

A misteriosa Planície de Jarras, um sítio arqueológico megalítico, pode ser encontrada no Planalto de Xiangkhoang. Para uma experiência única na vida que faz a diferença, vá para a província de Bokeo e participe de uma das caminhadas noturnas da Gibbon Experience.

Os hóspedes deste projeto de conservação baseado no turismo passam a noite nas casas na árvore mais altas do mundo – acessíveis apenas por tirolesa – entre gibões selvagens de crista negra.

Gruyères, Suíça


Lar do recém-coroado melhor queijo do mundo, Gruyères também oferece caminhadas e uma cidade medieval digna de cartão postal / CNNi

Colinas ondulantes, edifícios medievais – e o melhor queijo do mundo oficialmente coroado. Bem-vindo a Gruyères, na Suíça.

Para onde quer que você olhe nesta pequena cidade no topo de uma colina, há uma vista diferente e perfeita – da praça do mercado medieval ao castelo do século 13 com torres. Uma viagem de um dia possível saindo de Genebra, o verão promete muitas oportunidades para caminhadas, enquanto o inverno permite se aventurar na estação de esqui Moléson-sur-Gruyères, nas proximidades.

Para provar o queijo homônimo de Gruyères, pare no Chalet de Gruyères , cercado de madeira . E para saber como os queijeiros aperfeiçoam essa delícia cremosa, vá até a fábrica La Maison du Gruyère . Para mais delícias gastronômicas, há a fábrica de chocolate Maison Cailler – por fora parece algo saído de um filme de Wes Anderson, por dentro oferece um vislumbre dos segredos da fabricação suíça de chocolate.

Gruyères também abriga o surreal Museu HR Giger, celebrando o trabalho do aclamado artista suíço por trás do alienígena homônimo no filme de 1979 “Alien”. Uma bebida no bar do museu, projetada por Giger em uma estética esquelética sinistra, oferece um antídoto para a vibe de conto de fadas de Gruyères.

Mineápolis, Minnesota


Owamni do The Sioux Chef, um restaurante vencedor do Prêmio James Beard de 2022, está iluminando as comunidades nativas em Minneapolis e além / CNNi

Um restaurante indígena moderno em Minneapolis ganhou uma das maiores honras do mundo culinário e não está sozinho em iluminar as comunidades nativas da área.

No Owamni , vencedor do Prêmio James Beard de melhor novo restaurante , ingredientes indígenas – truta, bisão, batata-doce e muito mais – compõem menus “descolonizados”, onde ingredientes como farinha de trigo e carne bovina estão ausentes. O restaurante é uma parceria entre o chef Sean Sherman, Oglala Lakota e Dana Thompson, descendente direto das tribos Wahpeton-Sisseton e Mdewakanton Dakota.

Uma das iniciativas comunitárias da dupla, o Indigenous Food Lab, planeja abrir um mercado em fevereiro no Midtown Global Market, em Minneapolis, um antigo prédio da Sears que representa mais de 22 culturas.

O Four Sisters Farmers Market ao ar livre (quintas-feiras de junho a outubro) também se concentra em produtos indígenas. E no Minnesota History Center, na vizinha St. Paul, a exposição “Our Home: Native Minnesota” analisa milhares de anos de história indígena no estado.

Bogotá, Colômbia


O bairro histórico de La Candelaria, na capital da Colômbia, faz parte do que faz de Bogotá um cadinho de cultura e culinária de alta altitude / CNNi

Destinos da costa caribenha, como o arquipélago de Rosario ou a cidade de Cartagena, listada como patrimônio da Unesco, estão no topo da maioria das listas de desejos de viagens para a Colômbia, mas também merece uma olhada é a capital pouco conhecida do país, Bogotá.

Sim, é uma expansão urbana bagunçada e cheia de trânsito, mas também é um cadinho de alta altitude de cultura e culinária. Há passeios que mapeiam a transformação da cidade do grafite do oeste selvagem para uma incrível galeria de arte de rua.

Igualmente coloridos são os restaurantes que aproveitam ao máximo a diversidade da flora natural da Colômbia em menus que vão desde deliciosos pratos camponeses até uma gastronomia alucinante de nível Michelin. E depois há o café!

O congestionamento (exceto em dias regulares apenas para bicicletas) diminui rapidamente em seus arredores, permitindo passeios de um dia para ver tesouros históricos e modernos. Os itinerários incluem o Lago Guatavita, onde os conquistadores saquearam ofertas de ouro submersas deixadas pelos indígenas Muisca, ou a majestosa catedral subterrânea de sal de Zipaquirá.

Vale do Mustang, Nepal


l: Famoso por suas caminhadas nas montanhas por trilhas antigas que já facilitaram o comércio entre o Himalaia e a Índia, o impressionante Vale Mustang do Nepal fica às portas do Tibete. A cidade de Lo Manthang é retratada aqui / CNNi

Famoso por suas caminhadas nas montanhas por trilhas antigas que já facilitaram o comércio entre o Himalaia e a Índia, o deslumbrante Vale do Mustang no Nepal fica às portas do Tibete.

Espere ouvir muito mais sobre este destino remoto nos próximos meses, graças à chegada do Shinta Mani Mustang , que será inaugurado em breve . Parte da Bensley Collection, este resort com tudo incluído situado acima da pequena cidade de Jomsom, no Lower Mustang, oferecerá aos buscadores de luxo 29 suítes inspiradas nas casas tibetanas tradicionais.

Além do trekking, os visitantes do Mustang podem explorar antigas aldeias e mosteiros budistas. Também imperdível, as cavernas de Mustang, feitas pelo homem, ficam acima do rio Gandaki e estão repletas de esculturas e pinturas budistas de 2.000 anos.

Chegar ao Vale do Mustang faz parte da aventura. Os viajantes precisarão pegar um voo de 25 minutos da capital Kathmandu para Pokhara e, em seguida, embarcar em outro avião para a viagem de 20 minutos para Jomsom. As vistas por si só podem tornar esta opção mais agradável para alguns do que a alternativa – uma viagem de 12 horas de Katmandu.

Tanzânia


Na Tanzânia, novas conexões aéreas para o maior aeroporto do país em Dar es Salaam tornarão o país mais acessível para alguns viajantes e a Marriott está abrindo uma nova propriedade na cidade / CNNi

Da espetacular vida selvagem aos belos parques nacionais e praias, a Tanzânia está absolutamente repleta de esplendor visual.

O país da África Oriental possui uma lista aparentemente interminável de pontos turísticos incríveis, com o Monte Kilimanjaro, a montanha mais alta da África, o Parque Nacional Serengeti, patrimônio mundial da Unesco, e o Arquipélago de Zanzibar, entre seus muitos destaques.

Este ano, a transportadora de bandeira Air Tanzania lançará novas rotas para a África Ocidental e Central, juntamente com o Reino Unido, em uma tentativa de transformar o maior aeroporto do país em Dar es Salaam em um centro de transporte e logística, enquanto a construção da primeira via expressa com pedágio do país também está programado para começar.

Enquanto isso, a marca Delta Hotels by Marriott está fazendo sua estreia na África com a abertura de sua propriedade Dar es Salaam Oyster Bay ainda este ano.

Cairo, Egito


movimentada Cairo está repleta de história e cultura. Há grandes esperanças de que o Grande Museu Egípcio seja inaugurado em 2023 para exibir uma vasta coleção de tesouros antigos do país / CNNi

Poderia este ser finalmente o ano em que os turistas poderão ver o Grande Museu Egípcio? Aatraso após atraso, o museu espera uma abertura em 2023.

O GEM será o maior museu dedicado a uma única civilização, custando cerca de US$ 1 bilhão e contendo toda a coleção do Rei Tut. Se você chegar ao Cairo antes de abrir, o Museu Egípcio na Praça Tahrir ainda pode saciar sua coceira de antiguidade.

Enquanto as Pirâmides de Gizé são o “tour de force” da cidade, ainda há mais para ver. Comece com o Cairo islâmico. Esta área possui uma das maiores coleções de arquitetura islâmica histórica do mundo. Enquanto estiver lá, visite a mesquita Al-Azhar, que remonta a 970.

A cidade também tem uma rica tradição cristã. O Cairo copta, parte do Cairo Antigo, tem uma concentração de locais cristãos que datam da chegada do Islã.

Se você precisa de uma pausa na cacofonia do Cairo, o Al Azhar Park tem uma bela extensão de vegetação e um design inspirado nos históricos jardins islâmicos. E o rico bairro de Zamalek, que fica em uma ilha no rio Nilo, oferece restaurantes, lojas de antiguidades e hotéis chiques.

Naoshima, Japão


“Abóbora Amarela”, criada pela famosa artista Yayoi Kasama, é uma das exibições premiadas desta ilha repleta de arte. Ele foi recentemente reinstalado depois de ser varrido por uma tempestade / CNNi

Yayoi Kusama tem a distinção de ser a artista feminina viva mais vendida do planeta. Em particular, ela se tornou um ícone global por suas esculturas de abóboras gigantes com bolinhas, uma das quais foi reinstalada no píer de Naoshima, uma das “ilhas de arte” do Japão, em 2022, depois de ser arrastada para o mar no ano anterior.

No entanto, Naoshima é muito mais do que sua famosa cabaça amarela ou suas obras de Kusama.

Existem cinco pequenas “ilhas de arte” no Mar Interior de Seto, localizadas entre as ilhas principais de Honshu, Kyushu e Shikoku, no sudeste do Japão. A maior coleção de coisas para ver – para não mencionar o único hotel – está em Naoshima. Juntos, os cinco defendem a arte moderna e contemporânea, com destaque para os artistas japoneses.

Não venha aqui esperando caligrafia e outras formas clássicas. Em vez disso, surpreenda-se com os enormes monólitos de pedra de Tadao Ando, ​​uma pequena galeria onde os clientes não podem ouvir nada além das batidas dos corações humanos, uma tempestade improvisada criada dentro de uma casa de madeira e uma exposição onde pular e tomar banho deve fazer parte da experiência artística.

Belize


Maior ilha de Belize, Ambergris Caye, possui praias idílicas e mergulho de classe mundial. Mas as florestas tropicais do interior do país e as ruínas arqueológicas também merecem uma visita / CNNi

Com voos diretos para a cidade de Belize a partir de cerca de uma dúzia de aeroportos da América do Norte, este país da América Central é um destino tranquilo para muitos viajantes durante a alta temporada de novembro a abril.

A maioria dos visitantes segue diretamente para a costa caribenha de Belize. A maior ilha do país, Ambergris Caye, fica ao lado da Barreira de Corais de Belize – o segundo maior sistema de recifes de corais do mundo. O Margaritaville Beach Resort está programado para abrir na ilha no início de 2023, e o resort “eco-luxo” Alaia Belize foi inaugurado em 2021.

Mais ao sul, o Great Blue Hole – um enorme sumidouro subaquático – é um ímã aquático para mergulhadores e fotógrafos aéreos.

Mas Belize oferece muito mais do que suas ilhas atraentes.

Florestas tropicais exuberantes, redes de cavernas, rios sinuosos e ricos sítios arqueológicos maias convidam à exploração em um país que tem um plano diretor de turismo sustentável em evolução desde 2012. Ruínas da cidade maia de Altun Ha ficam a cerca de uma hora ao norte da cidade de Belize. Ou mais a oeste, Lamanai é um dos maiores e mais fascinantes sítios maias de Belize.

Oaxaca, México


Estado de Oaxaca e a cidade de mesmo nome têm um poço especialmente profundo de tradições culinárias. Além disso, Oaxaca produz a maior parte do mezcal do mundo / CNNi

O México é indiscutivelmente tão rico em herança culinária quanto em tesouros arqueológicos mesoamericanos, e Eva Longoria explora muitos sabores distintos em sua série “Searching for Mexico”, exibida na CNN em 2023.

O estado de Oaxaca, que Longoria visita, tem um poço especialmente profundo de tradições culinárias. Além disso, Oaxaca produz a maior parte do mezcal do mundo.

Tlayudas, conhecidas como pizzas de Oaxaca, são uma comida de rua básica. Uma grande tortilha de milho é normalmente coberta com banha, feijão, queijo tradicional de Oaxaca, carne de porco e outras coberturas, como abacate e tomate. O estado também é conhecido por seus molhos de sete moles, com receitas que podem levar dezenas de ingredientes, desde pimentas e sementes de gergelim até chocolate e frutas secas.

Na cidade de Oaxaca, o Mercado Benito Juárez é um dos muitos mercados em todo o estado que vendem itens como pimentas secas, produtos frescos, artesanato e gafanhotos crocantes. Para provar a bebida cada vez mais popular do estado, a cidade de Santiago Matatlán é o local ideal para passeios e degustações de destilarias de mezcal.

Ottawa, Canadá


Em Ottawa, o Rideau Canal se torna o maior rinque de patinação do mundo no inverno. É uma das atrações dignas desta cidade despretensiosa / Adobe Stock

Não tem o estilo francês de Montreal ou o vigor internacional de Toronto, então a capital canadense pode passar despercebida. Isso seria um erro. Graciosa e discreta, Ottawa tem seus próprios atrativos.

Os amantes da música devem ficar atentos a dois festivais de jazz em Ottawa. Há uma edição de inverno de 2 a 3 de fevereiro. Se você não aguenta o frio, tem edição de verão de 23 a 30 de junho.

Se você gosta de hóquei, assista aos senadores de Ottawa jogarem na NHL no Canadian Tire Center, nos subúrbios ocidentais. Se o ingresso for muito caro, confira o Ottawa 67’s, uma opção mais acessível de jogos de hóquei masculino júnior no TD Place Arena, no centro da cidade.

O Rideau Canal se transforma no maior rinque de patinação do mundo em algum momento de janeiro até o final de fevereiro ou início de março, dependendo da espessura do gelo. É gratuito e acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Quando está mais quente, é um ótimo local para observar pessoas e barcos.

Imperdível é Parliament Hill , lar do governo federal do Canadá e dos impressionantes edifícios do Parlamento em um promontório com vista para o rio Ottawa.

Uganda


Do alto de um dos picos mais altos do Parque Nacional de Bwindi, os visitantes em potencial podem ver as maravilhas naturais de Uganda / CNNi

Há uma mudança considerável nas ofertas de viagens de Uganda no momento, com o país do leste africano olhando além dos tradicionais safáris e observação da vida selvagem para atrair visitantes regionais e internacionais.

Ansioso para revitalizar o turismo pós-Covid em todos os cantos do país, não apenas os grandes negócios que oferecem aos visitantes ricos um vislumbre dos Big Five ou gorilas das montanhas, ele se voltou para o marketing de seus outros atributos.

E porque não? Das extensas margens do Lago Vitória às montanhas nevadas de Rwenzori, Uganda é um belo playground selvagem, com oportunidades de aventura, incluindo caminhadas pela Floresta Impenetrável de Bwindi ou até as crateras da cadeia do vulcão Virunga ou rafting ao longo do Nilo Victoria.

Há também uma ênfase em conectar os visitantes com as comunidades de Uganda – sabores promissores da comida, música e cultura de Uganda. No ano passado, foi lançado o Uganda Cycling Trail , uma rota de 22 etapas de 1.600 quilômetros, principalmente não pavimentada, projetada para atrair ciclistas de todos os níveis, desde bikepackers hardcore solo até ciclistas totalmente guiados.

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

0 Comentários