Ministra da Saúde promete acabar com normas sobre cloroquina

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Ministra da Saúde promete acabar com normas sobre cloroquina


Nísia Trindade atacou o ex-presidente Jair Bolsonaro

Porto Velho, RO - A ministra da Saúde, Nísia Trindade, prometeu revogar portarias e notas técnicas que “ofendem a ciência, os direitos humanos, sexuais e reprodutivos”. As orientações da pasta sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina estão entre as normas que vão acabar. “Contrariam a recomendação científica”, disse Nísia.

Esses remédios são usadas por pacientes com coronavírus que optam pelo tratamento precoce. Publicado em agosto de 2022, um estudo constatou que o uso preventivo dos medicamentos reduz em 30% o agravamento da covid-19.

Os autores da pesquisa lamentaram a falta de mais trabalhos científicos sobre o caso. “No início da pandemia, houve uma conclusão prematura de que a hidroxicloroquina não tinha efeito profilático, quando a conclusão correta seria que o efeito estimado era muito impreciso”, informa o estudo.

Nísia também prometeu pôr fim a outros dispositivo. Na área da saúde mental, a ministra opõe-se a “atos que contrariam os preceitos de humanização da luta antimanicomial”. No que diz respeito à “saúde da mulher e da criança”, Nísia quer revogar “normas que enfraqueceram políticas na área”.

Depois de criticar a cloroquina, a ministra aproveitou para atacar o governo Bolsonaro. “Foi um período de obscurantismo, de negação da ciência e da cultura, que destruiu valores emancipatórios”, disse Nísia.

Fonte: Revista Oeste


Postar um comentário

0 Comentários