Bombeiro de RO alerta sobre cuidados para evitar choque em placas solares

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Bombeiro de RO alerta sobre cuidados para evitar choque em placas solares



Sempre desligar a energia da casa e chamar um profissional habilitado são algumas das orientações do Corpo de Bombeiros para a hora da limpeza de placas de energia solar. No último final de semana um adolescente morreu após levar um choque enquanto tentava realizar a limpeza das placas no telhado de uma casa, em Ariquemes (RO).

Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros Fábio Rosset, os principais riscos durante a limpeza são relacionadas ao risco de choque elétrico, mas o equipamento também apresenta outros fatores que demandam atenção.

"Existem alguns cuidados básicos que têm que ser levados em consideração para evitar esse tipo de situação. Os principais acidentes que acontecem são relacionados ao risco de choque elétrico. Por ser instalado em altura, a pessoa pode também sofrer uma queda. E tem um terceiro risco que não envolve necessariamente uma pessoa, mas dependendo de como feita a instalação, pode gerar um curto e causar um incêndio", explica o tenente.

O tenente Fábio Rosset também alerta sobre as atitudes a serem tomadas em casos de acidentes.

"É muito importante as pessoas saberem como agir em casos de acidentes. Devido o risco ser elétrico, o principal cuidado quando uma pessoa toma um choque, é promover o desligamento da rede de energia e o acionamento urgente das unidades de emergência do Corpo de Bombeiros ou do Samu. A mesma situação para um caso de incêndio", diz.

O telefone do Corpo de Bombeiros é o 193 e do Samu 192.


Foto: Governo de RO

Fonte: G1/RO

Postar um comentário

0 Comentários