UNIR: Inscrições abertas para dois curso de extensão em música, on-line e gratuito

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

UNIR: Inscrições abertas para dois curso de extensão em música, on-line e gratuito

Os cursos são de Composição e Arranjo, e Harmonia e Improvisação. Link de inscrição disponível no texto


Porto Velho, RO - O Centro de Extensão em Música (CEM) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com inscrições abertas em dois cursos de extensão universitária, com início em 2023, de Composição e Arranjo e Harmonia e Improvisação. Os cursos serão realizados de forma online de março a novembro. As vagas são limitadas e a seleção se dará por ordem de inscrição, que deve ser feita por meio do preenchimento do formulário disponível neste LINK.

A carga horária total será de 120 horas, e os alunos que participarem até o final receberão certificados. Além da participação nas aulas online, o aprendiz precisa se comprometer a reservar no mínimo 4 horas semanais para a realização das atividades propostas durante o curso. Os horários das aulas serão combinados posteriormente entre o coordenador do curso e os alunos.

O Curso de Composição e Arranjo é organizado nos níveis básico e avançado. O objetivo é capacitar o aprendiz a elaborar arranjos, criar músicas originais e a analisar composições de outros autores. Serão abordadas e oferecidas técnicas e orientações úteis a trabalho criativos com música de modo que no nível básico o aprendiz terá como trabalho final a criação de arranjo e/ou composição de livre escolha. No nível avançado, o aprendiz precisará demonstrar mais flexibilidade cognitiva e fluência na sua criatividade, já que ao final irá produzir um arranjo e/ou composição, que consiste num trabalho a ser desenvolvido a partir de diretrizes pré-determinadas.

Já o Curso de Harmonia e Improvisação visa explorar possibilidades de expressão musical criativa, harmônicas e melódicas, capacitando o aprendiz a analisar relações funcionais entre melodia e harmonia em peças musicais tonais e modais de variados estilos e épocas. O conteúdo programático abrange detalhadamente tópicos relacionados à Harmonia e Improvisação e, além das aulas online, haverá ao final de cada semestre momentos de prática de conjunto como atividade auxiliar do exercício de aprendizado. Durante o curso, os trabalhos de harmonização produzidos serão executados pelos próprios alunos ou tocados via MIDI (Computador). Ao final haverá uma audição pública dos trabalhos finais produzidos pelos alunos.

Os cursos são coordenados pelo professor Luís Cláudio P. Seixas, docente no curso de Música da UNIR e coordenador do CEM. Cláudio Seixas é doutor e mestre em Composição Musical; bacharel em “Composição e Regência”; educador musical com licenciatura plena pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Docência, com foco na Educação Básica, pelo IFMG. Além disso, estudou Música para Teatro com Harald Weiss e Música para Cinema com Peer Raben e David Tygel.

Além do envolvimento com Educação Musical, Cláudio Seixas tem criado música para filmes, peças de teatro e participado como compositor e arranjador convidado em concertos da Orquestra Sinfônica e Madrigal da UFBA, com a participação de artistas como Gilberto Gil e Moraes Moreira, dentre outros. Suas peças já foram regidas por maestros como Dr. Erick Vasconcelos, Henrique Morelenbaum, Dr. José Maurício Brandão, Piero Bastianelli, Pino Onnis e Dr. Rafael Fonseca.

Saiba mais sobre o Centro de Extensão em Música aqui.


Curso de Composição e Arranjo – online e com certificação

Período: 2023.1 e 2023.2

Carga Horária: 120 horas

Critérios de seleção: ordem de Inscrição

Horário: a combinar

Inscrições pelo link: https://forms.gle/LLEDoq7b5ARbjUh59


Fonte: Rondoniaovivo

Postar um comentário

0 Comentários