Cientistas descobrem dois novos minerais em meteorito de 15 toneladas

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Cientistas descobrem dois novos minerais em meteorito de 15 toneladas

Minerais foram batizados de 'elaliita' e 'elkinstantonita'; eles foram encontrados em uma amostra da rocha espacial que caiu na Somália em 2020.

Porto Velho, RO - 
Cientistas encontraram pelo menos dois minerais inéditos em um meteorito de 15 toneladas, o nono maior já encontrado na Terra. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, que receberam uma amostra de 70 gramas da rocha espacial.

O geólogo e professor da universidade, Chris Herd, disse que, ao analisar a pequena fatia do meteorito gigante, notou algo incomum - algumas partes da amostra não eram identificáveis por microscópio.

Minerais parecidos e criados sinteticamente em laboratório na década de 1980 permitiram a rápida identificação dos novos minerais, até então nunca vistos na natureza.

“Isso foi fenomenal. Na maioria das vezes, dá muito mais trabalho do que isso dizer que há um novo mineral", afirmou Herd em um comunicado da Universidade de Alberta.

Os novos minerais foram batizados de 'elaliita' e 'elkinstantonita' - os nomes foram escolhidos para homenagear o 'El Ali', meteoro gigante que deu origem aos minerais, e a pesquisadora Lindy Elkins-Tanton, investigadora principal da futura missão Psyche, da Agência Espacial Americana (Nasa).

De acordo com os especialistas, os novos minerais são de fosfato de ferro e foram aprovados pela Associação Internacional de Mineralogia em novembro deste ano.

“Sempre que você encontra um novo mineral, isso significa que as condições geológicas reais, a química da rocha, era diferente do que foi encontrado antes”, disse o professor.


“É isso que torna isso emocionante: neste meteorito em particular, você tem dois minerais oficialmente descritos que são novos para a ciência", afirmou.


Observatório registra queda de meteorito no Rio Grande do Sul no dia 21 de dezembro deste ano — Foto: Observatório Heller & Jung/Divulgação


Há indícios de que um terceiro mineral ainda possa ser encontrado no meteorito. Os pesquisadores continuam analisando os novos minerais para entender o que eles podem dizer sobre as condições do meteorito quando ele se formou.


“Sempre que há um novo material conhecido, os cientistas de materiais também se interessam por causa dos usos potenciais em uma ampla gama de coisas na sociedade", explicou Herd.

O meteorito de 15 toneladas, que deu origem aos novos minerais, foi encontrado na Somália, em 2020. Ele é chamado de 'El Ali', mesmo nome da cidade em que foi localizado.


Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários