Shoppings preveem 90 mil vagas temporárias com Copa, Black Friday e Natal


Vendedores, ajudantes e balconistas são os postos mais requisitados, com salário médio inicial em torno de R$ 1.600

Porto Velho, RO - Os shoppings estimam a abertura de pelo menos 90 mil vagas temporárias com o aquecimento das vendas neste fim de ano. Segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), o número é superior ao do ano passado, quando 80 mil vagas foram abertas no último trimestre do ano.

Os dois últimos meses reúnem datas importantes para o varejo, como a Black Friday, na última semana de novembro, e o Natal. Neste ano, a Copa do Mundo também será realizada nesse período, de 20 de novembro a 18 de dezembro.

Vendedores, ajudantes e balconistas são as vagas mais requisitadas, de acordo com um levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com o Sebrae. Mais da metade das empresas prefere contratar jovens de 18 a 34 anos.

Já o salário médio inicial está em torno de R$ 1.600, com jornada de trabalho entre seis horas e oito horas diárias. Os setores de vestuário, calçados e supermercados são os que mais vão contratar.

“Os empresários já começam a contratar, portanto, essa será uma ótima oportunidade para os cidadãos que estão buscando uma oportunidade. E ainda vale lembrar que a taxa de efetivação dos temporários após o Natal deve ser representativa", afirma Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da Alshop.

Em todos os setores, a Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) prevê a geração de mais de 680 mil vagas temporárias neste último trimestre, puxadas, principalmente, pelas datas sazonais.

“O segundo semestre está respondendo acima de nossas expectativas. Com destaque para o movimento acelerado do turismo, tanto de lazer quanto de negócios”, afirma o presidente da associação, Marcos de Abreu.

Segundo ele, o setor de serviços deve ter destaque no período. Casas de eventos esportivos, shows, festivais; hotéis; feiras gastronômicas; cinemas; casas noturnas; bares que demitiram muito durante a pandemia e agora estão voltando a repor seus quadros de pessoal, apoiando-se na modalidade do trabalho temporário.

Para conquistar uma oportunidade temporária, a principal dica do presidente da Asserttem é que os profissionais procurem agências oficiais de trabalho temporário registradas no Ministério do Trabalho e Previdência, que podem ser localizadas pelo site da associação (asserttem.org.br).

"Já a dica para conquistar uma eventual efetivação é o trabalhador temporário mostrar o que pode oferecer para a empresa em termos de competência e experiência profissional, já que as organizações buscam profissionais responsáveis e comprometidos com o negócio. Além de demonstrar disponibilidade e engajamento para o trabalho, com dedicação e com vontade de aprender. Dessa forma, a chance de garantir uma vaga efetiva ao término do contrato temporário aumenta consideravelmente”, orienta Abreu.

Oportunidade

A Saphyr Shopping Centers, com empreendimentos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Amazonas e Acre, já está selecionando currículos, que são direcionados aos lojistas de acordo com as necessidades das marcas.

“As oportunidades se intensificam nesta época do ano, especialmente pelo Natal, e nossa iniciativa visa apoiar as sociedades onde estamos presentes como facilitadores para quem procura uma vaga no mercado de trabalho ou para quem está em busca de um profissional para completar o time”, diz Aline Ferreira, diretora de gente & gestão da empresa.

Fonte: R7


Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu