O dia 23 de novembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

WhatsApp 69 99910 8325

BOM DIA, 4ª feira, 23 de NOVEMBRO

COMEMORA-SE


Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil , Dia do Engenheiro Eletricista

Católicos celebram Santa Felicidade, São Papa Clemente I, São Columbano, Beato Miguel Pro.

RONDÔNIA

1977 – Instalação do município de Vilhena, o 5º do Território; o administrador Renato Coutinho é mantido como primeiro prefeito.

1977 – Funciona a TV-Vilhena, afiliada à Rede Amazônica de Televisão, tendo como diretor João Castilho.

1984 – Acusado de “traição” por um grupo de deputados do PDS, o governador Jorge Teixeira anuncia sua ida para a Frente Liberal.

1988 – Há 34 anos, eleito prefeito de Porto Velho, Chiquilito Erse faz sua primeira promessa, a construção de uma nova estação rodoviária.

BRASIL

1891 – Primeira Revolta da Armada: o almirante Custódio de Melo ameaça bombardear o Rio de Janeiro, forçando a renúncia do presidente Deodoro da Fonseca.

1913 – Criada a 1ª universidade tecnológica do Brasil, a Federal de Itajubá, a 10ª escola de engenharia do país.

1931 – Nasce Joel Antônio Martins, o Joel, que na copa de 1958 perdeu o lugar para ninguém menos que Garrincha (m. 2003).

1932 - Fundação da Sociedade Pró-Arte Moderna – SPAM.

1982 – Morre João Rubinato (Adoniram Barbosa), compositor (Trem das Onze, Saudosa Maloca etc), cuja música provou que S. Paulo também faz samba (n. 1912).

MUNDO

2001 — A Convenção sobre o Cibercrime é assinada em Budapeste, Hungria.

FOTO DO DIA

Com terras desmembradas de Porto Velho e Guajará-Mirim, e 2 distritos, pela Lei Federal n.º 6.448/1977, Vilhena passou a ser o quinto município do Território de Rondônia, instalado dia 23 de novembro daquele ano, quando o governador Humberto Guedes empossou como prefeito o então administrador Gilberto Coutinho e inaugurou a TV-Vilhena.

Localizada no extremo sul rondoniense, a 700 KM da capital Porto Velho, mesma distância de outra capital (Cuiabá/MT), a cidade de Vilhena é a “porta de entrada” para quem venha para Rondônia ou para a Amazônia Ocidental pela rodovia BR-364.

O nome “Vilhena” foi homenagem de Rondon ao então chefe dos Correios do Brasil Álvaro Coutinho de Melo Vilhena, Na foto o governador Humberto Guedes saindo da TV-Vilhena na inauguração da emissora (F. Memória Vilhenense)


Fonte: Lúcio Albuquerque

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu