Ji-Paraná chega aos 45 anos vivendo seu melhor momento

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Ji-Paraná chega aos 45 anos vivendo seu melhor momento


A cidade passa dos 150 mil habitantes e está em franco crescimento populacional por ter se tornado uma cidade atrativa

Porto Velho, RO - Nesta terça-feira (22), o município de Ji-Paraná completa 45 anos de emancipação política e administrativa vivendo um de seus melhores momentos na história. A cidade, que hoje tem 72 bairros, está recebendo duas grandes frentes de obras que a estão transformando. A primeira diz respeito à pavimentação empreendida tanto pela prefeitura quanto pelo governo do estado que, somente neste ano, já pavimentou mais de 50 quilômetros de ruas e já recuperou mais de 20 quilômetros de outras que já eram pavimentadas. A pavimentação está sendo feita da periferia para o centro, um fato inédito.

“Nossa cidade tem mais de 600 quilômetros de ruas, sendo que só a metade desse total está pavimentada. Fomos eleitos com a missão de promover o programa “poeira zero”, cujo objetivo final é pavimentar a cidade inteira. E já acabamos de cumprir a primeira meta anual e estamos com recursos garantidos para realizar mais e com parcerias politicas já firmadas para dar seguimento ao projeto que está revolucionando nossa Ji-Paraná”, ponderou Isaú Fonseca, prefeito de Ji-Paraná.

A pavimentação está sendo feita por execução direta da prefeitura, o que garante economia, rapidez e, sobretudo, qualidade.

Saneamento


A segunda obra diz respeito à instalação do sistema saneamento básico cujo investimento inicial é de R$ 180 milhões podendo chegar a mais de R$ 240 milhões. Recurso viabilizado por gestão feita, à época, pelo senador Acir Gurgcz e pelo ex-prefeito Jesualdo Pires.

“Está obra vai desativar mais de 40 mil fossas sépticas, o que beneficiará a cidade com mais saúde e mais economia tanto para as famílias quanto para o município, pois o saneamento faz cessar uma série de problemas de saúde que redundam em gastos. Essa obra também vai por fim, em pouco tempo, da contaminação de nosso lençol freático que hoje está contaminado, conforme pesquisas da Universidade Federal de Rondônia, com coliformes fecais”, ponderou o senador Acir.

Atrativa

Pelas estimativas demográficas, a cidade passa dos 150 mil habitantes e está em franco crescimento populacional por ter se tornado uma cidade atrativa por tudo que as atuações politicas conseguiram fazer pela cidade, o que a fez propicia a investimentos seja dos empresários locais ou por parte daqueles que veem de fora, isso tem gerado empregos e atraído mais moradores que buscam realização de sonhos e mais qualidade de vida.

Problema de abastecimento

O único problema que assola a cidade já há mais de uma década é o abastecimento de água, cujos moradores do segundo distrito são os que mais sofrem. Mas a solução já está parcialmente efetivada. Recursos federais e estaduais viabilizaram a ampliação da estrutura de tratamento e troca das adutoras que viviam apresentando vazamentos.

Na semana passada chegaram à cidade dois decantadores que vão proporcionar um aumento na quantidade de água tratada por minuto, o que vai proporcionar maior pressão nas redes passando a fornecer água diariamente e não mais de forma intermitente como vem acontecendo aos moradores de bairros altos e baixos do segundo distrito.

Aniversário e festa

Nesta segunda-feira (21), com horário previsto a partir das 19h, a festa da cidade começa com o show de abertura do cantor sertanejo Kelvin Araújo e, em seguida, a atração principal com os cantores Fernando e Sorocaba. As apresentações serão gratuitas para toda população e acontecem no Complexo Beira Rio de Esporte, Lazer e Cultura.

O encerramento da programação comemorativa será na terça-feira (22), com passeio ciclístico, a partir das 7h, com a saída e chegada no Papai Noel Gigante, ao lado do Gerivaldão. O evento terá percurso de aproximadamente 10 quilômetros e é organizado pela Semes, em parceria com as empresas BestGame, Atlética Artigos Esportivos, Celso Nery e DJ Esportes, com premiação em bicicletas e demais brindes.

À noite, a partir das 19h, a festa termina com os shows gospel do Quarteto Communion e, logo depois, do cantor Paulo Neto, no Complexo Beira Rio de Esporte, Lazer e Cultura. Serão esperadas mais 50 mil pessoas durante os dois eventos comemorativos em Ji-Paraná.

A final do Campeonato Rondoniense de Motocross acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, a partir das 14h e 8h, respectivamente, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. Cerca de 80 pilotos concorrem em 12 categorias, com premiação de 1º ao 5º lugar, com ajuda de custo até o 10º colocado. O evento conta com a participação especial do campeão brasileiro de Motocross, Welington Garcia.


Fonte: Diário da Amazônia

Postar um comentário

0 Comentários