Coreia do Norte dispara míssil de longo alcance perto do Japão

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Coreia do Norte dispara míssil de longo alcance perto do Japão


Países condenam lançamento em reunião de emergência

Porto Velho, RO -
A Coreia do Norte testou, nesta sexta-feira (18), míssil balístico intercontinental que autoridades japonesas disseram ter alcance suficiente para atingir o território continental dos Estados Unidos (EUA). O míssil caiu a apenas 200 quilômetros de distância do Japão.

Confirmado por autoridades sul-coreanas e japonesas, o lançamento ocorre um dia após o lançamento de um míssil menor pela Coreia do Norte e seu alerta de respostas militares mais duras ao aumento da presença de segurança regional dos EUA.

A vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, e os líderes do Japão, da Coreia do Sul, do Canadá, da Austrália e Nova Zelândia condenaram o lançamento, em reunião de emergência convocada paralelamente à cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

"Condenamos veementemente essas ações e novamente pedimos à Coreia do Norte que pare com outros atos ilegais e desestabilizadores", disse Kamala Harris durante a reunião.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, alertou sobre novos lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte e um possível teste nuclear, disse o governo japonês em um comunicado.

A vice dos EUA está na Tailândia para a cúpula da Apec, em meio a crescentes tensões geopolíticas sobre a guerra na Ucrânia e outros pontos críticos, como Taiwan e a península coreana.

O lançamento de sexta-feira se soma a um ano recorde para o programa de mísseis da Coreia do Norte, depois que o país retomou os testes de ICBMs pela primeira vez desde 2017 e quebrou sua moratória autoimposta sobre lançamentos de longo alcance enquanto as negociações de desnuclearização ficaram paralisadas.

A intensificação do desenvolvimento e dos teste de mísseis da Coréia do Norte também indica que, apesar de sua extrema pobreza e das sanções da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como dos Estados Unidos e de outras nações, ela tem enfrentado poucos obstáculos para obter a tecnologia e os materiais necessários para seu programa de mísseis.

Fonte: Agência Brasil


Postar um comentário

0 Comentários