Rússia: mísseis dos EUA para Kiev cruzariam "linha vermelha"

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Rússia: mísseis dos EUA para Kiev cruzariam "linha vermelha"

Se isso ocorrer, diz chancelaria, EUA se tornarão parte do conflito

Porto Velho, RO
- O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse, nesta quinta-feira (15), que se os Estados Unidos (EUA) decidirem fornecer a Kiev mísseis de longo alcance para sistemas de fabricação norte americana Himars, usados pela Ucrânia, o país cruzará uma "linha vermelha" e se tornará "parte do conflito".

Em entrevista, a porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, afirmou que o país "se reserva o direito de defender seu território".

Washington forneceu à Ucrânia foguetes avançados que podem atingir alvos a até 80 km de distância, mas até agora não anunciou publicamente que enviaria foguetes com mais que o dobro desse alcance. Autoridades norte-americanas dizem que a Ucrânia prometeu não usar foguetes dos EUA para atacar o território russo.

"Se Washington decidir fornecer mísseis de longo alcance para Kiev, estará cruzando uma linha vermelha e se tornará parte direta do conflito", disse Zakharova.

A Ucrânia solicitou e recebeu grande quantidade de armas dos Estados Unidos e de outros aliados ocidentais para ajudá-la a resistir às Forças Armadas russas que foram enviadas à Ucrânia em fevereiro.

Moscou afirmou que enviou tropas para evitar que a Ucrânia seja usada como plataforma para agressão ocidental e para defender a população que fala o idioma russo. Kiev e aliados ocidentais descartam esses argumentos como pretextos infundados para uma guerra de agressão ao estilo imperial.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários