Processo de votação em Rondônia começará às 7 horas

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Processo de votação em Rondônia começará às 7 horas



Uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021 determinou a uniformização do horário de votação em todo o país. Nas Eleições Gerais de 2022, marcadas para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno), as seções eleitorais serão abertas às 8 horas e encerrarão os trabalhos às 17 horas do horário de Brasília (DF), desde que não haja eleitores na fila. Como consequência, estados com fuso horário diferente da capital terão de se adequar à medida.

As seções eleitorais de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e de Roraima abrirão uma hora antes, às 7 horas do horário local.

Boa parte das seções do estado do Amazonas também iniciará a votação às 7 horas. Contudo, como algumas localidades seguem o fuso horário do Acre, nesses lugares, os trabalhos de coleta dos votos do eleitorado começarão com duas horas de antecedência às 6 horas.

Já em Fernando de Noronha (PE), a votação será iniciada às 9 horas do horário local.

Independentemente da hora de início, o período de votação continuará sendo de oito horas em todas as unidades da federação. A regra, contudo, não vale para eleitores que votarão no exterior.

Divulgação dos resultados será iniciada às 17 horas

A previsão é de que, com a unificação do horário de votação, a divulgação dos resultados para todos os cargos seja iniciada a partir das 17 horas de Brasília.

Em pleitos anteriores, a Justiça Eleitoral somente divulgava essas informações após o término do recebimento dos votos no Acre, último estado a concluir o processo de votação, que, antes da uniformização, ocorria conforme o horário local.

A norma, que também era prevista em resolução, visava evitar que a difusão dos dados pudesse influenciar pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.

Postar um comentário

0 Comentários