Porto Velho discute justiça climática e desenvolvimento urbano sustentável em encontro regional do ICLEI

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Porto Velho discute justiça climática e desenvolvimento urbano sustentável em encontro regional do ICLEI

Prefeitura de Porto Velho foi representada pelo secretário municipal de Meio Ambiente

Porto Velho, RO - O município de Porto Velho marcou presença no 1º Encontro Regional do ICLEI Amazônia, realizado na cidade de Barcarena, no Pará. Representando a Prefeitura, o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandro Miranda Pincer, representou a Prefeitura e participou da temática: “Governos locais na atuação por justiça climática e desenvolvimento urbano sustentável”.

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma organização sem fins lucrativos, que forma uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais, comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. A associação mundial é ativa em mais de 125 países e influencia na criação de políticas de sustentabilidade, além de impulsionar a ação para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

Pincer foi um dos ministradores do segundo dia na sessão do Fórum de Cidades Pan-amazônicas (FCPA), de tema “Governos locais como agentes de mudança e líderes na ação climática da região amazônica. O painel de lançamento do Grupo de Apoio Técnico de Mentoria (GATM), do projeto Amazônia pelo Clima (ApC) também contou com a colaboração do secretário.

O encontro baseou-se no contexto de que a região amazônica detém um ecossistema essencial para o planeta, pois é responsável pela manutenção do clima local e global. O Brasil representa 60% da Bacia Amazônica, que engloba mais da metade das florestas tropicais remanescentes e abriga a maior biodiversidade do mundo.

Dentro dessa realidade, desde 2019 o ICLEI América do Sul está cada vez mais atuante na região amazônica, fortalecendo as relações com atores locais e autoridades governamentais, e cada vez mais iniciativas e projetos estão sendo desenvolvidas para conhecer os desafios da dinâmica urbana do território e ajudar a pensar em soluções capazes de promover o desenvolvimento sustentável com a manutenção da floresta no país.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

0 Comentários