Centro Especializado em Reabilitação é referência em atendimento pós-covid-19

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Centro Especializado em Reabilitação é referência em atendimento pós-covid-19

Cerca de mil pacientes pós-covid foram atendidos na unidade no último ano

Porto Velho, RO - Com uma média de doze atendimentos pós-covid-19 por dia, o Centro Especializado em Reabilitação (CER), em Porto Velho, é referência em atendimentos a pessoas que ficaram com sequelas após a infecção. Os primeiros horários da manhã, iniciando às 7h, são destinados às sessões de fisioterapia respiratória e neuro graves.

Centro é referência em sessões de fisioterapia respiratória e neuro graves

Segundo a diretora do CER, Mayara Souza, desde outubro de 2021, quando começaram os atendimentos, foram atendidos mais de 490 pacientes pós-covid. Todos que chegam à unidade são regulados pelo sistema UBS após apresentarem o encaminhamento médico, carteira do SUS e um comprovante de endereço.

No atendimento com o especialista, os pacientes passam por uma triagem e logo depois é encaminhado para a fisioterapia respiratória onde realizam exercícios cardiorrespiratórios e aeróbicos para ajudar na recuperação e melhora da capacidade dos movimentos pulmonares e cardíacos.

Dalila Ximenes Brasil, de 62 anos, é um caso de superação em tratamento no CER. Enfermeira há 18 anos, é paciente de câncer de mama em acompanhamento no Hospital do Amor, e após a infecção precisou de sessões de reabilitação.

“Desde janeiro eu estou aqui três vezes por semana, e posso dizer que esse tratamento faz total diferença. Eu tinha dificuldade para respirar, muita dor de cabeça, tosse e fraqueza. Depois que comecei esse acompanhamento consegui até fazer a bariátrica que precisava, graças a fisioterapia”, disse Dalila.

Francisco Oliveira é paciente do CER há três meses

A fisioterapeuta Estela Casara, que atende Dalila Ximenes, destaca os resultados. “São muito satisfatórios. Ela conseguiu fazer a cirurgia bariátrica e já perdeu 29 quilos”, conta.

Funcionária do CER, Kamutcha de Oliveira da Silva, 44 anos, é auxiliar de Serviço de Saúde e teve covid-19 duas vezes, acometida por pneumonia nas duas situações. “A segunda foi há pouco mais de um mês, mas dessa vez eu senti muita dificuldade em respirar, meus pulmões estavam fracos. A fisioterapia tem me ajudado muito e já melhorei bastante”, afirma.

Dra. Eliane Rose explica que os casos de pacientes pós-covid já reduziram bastante, e os que continuam precisando do atendimento são pessoas que tiveram complicações por serem portadoras de comorbidades ou que não seguiram as orientações de vacinação. “Atualmente, os que acabam tendo sequelas graves são os que não se vacinaram ou não concluíram o esquema vacinal”, reforçou a fisioterapeuta.

As prioridades dos atendimentos no CER são os pós-covid, pós-operatórios de fratura, crianças e idosos. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O CER também oferece terapia ocupacional, atendimento psicológico e fonoaudiólogo, além de contar com médico ortopedista.

Um exemplo dos demais serviços oferecidos na unidade é o do Francisco Oliveira, de 48 anos, que faz fisioterapia no local há três meses, após passar por operação de fratura de fêmur. “Todos os dias eu venho da zona Sul para cá e a minha reabilitação está sendo ótima, antes eu não conseguia nem flexionar a perna. A equipe toda aqui é nota mil”, garantiu.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

0 Comentários