Núcleo de Saúde Ocupacional da Seduc auxilia no suporte aos servidores no retorno às atividades presenciais

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Núcleo de Saúde Ocupacional da Seduc auxilia no suporte aos servidores no retorno às atividades presenciais


A ação visa fortalecer o suporte aos Projetos de Ginástica Laboral e de Gerenciamento do Estresse e Qualidade de Vida no Trabalho desenvolvidos em todo o Estado

Porto Velho, RO - O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc vem realizando desde março atividades na área de saúde ocupacional em todas as 18 Coordenadorias Regionais de Educação de Rondônia – CREs do Estado.

Até o fim de junho palestras com o tema “Impactos psicossociais da pandemia à saúde mental dos educadores de Rondônia – aprendendo um novo jeito de caminhar”, tem como objetivo fortalecer o suporte e a execução das ações dos Projetos de Ginástica Laboral e de Gerenciamento do Estresse e Qualidade de Vida no Trabalho.

O tema em 2022 faz referência ao momento de recomeço em decorrência do contexto pandêmico, que teve inicio em 2020 quando os servidores precisaram estar em isolamento e adotar o distanciamento social como medidas de segurança sanitária e controle da covid-19.

O trabalho é desenvolvido pela equipe do Núcleo de Saúde Ocupacional, da Gerência de Provimento, Avaliação e Saúde Ocupacional – GPASO. A ação conta com motivação para realização de atividade física aplicada por uma educadora física e palestra vivencial para troca de experiências sobre as emoções experimentadas desde o inicio da pandemia.

Com uma agenda local nas CREs, os servidores são convidados a reunir de forma presencial em um espaço físico e, especialmente, organizado para vivenciarem momentos de cuidado em saúde física, mental e emocional. Cada encontro tem duração de 6 horas, com início às 7h30 e encerramento às 13h30.

De acordo com psicóloga Elizete Gonçalves, a experiência de voltar ao trabalho presencial e aos antigos espaços de relacionamento exige a adoção de algumas competências socioemocionais, tais como empatia, abertura ao novo, autocontrole, criatividade e engajamento. “Todo esse movimento na capital e no interior do Estado é essencial para que todos estejamos de bem com a vida no trabalho”, destacou Elizete.

As técnicas da Seduc responsáveis pelos projetos são professora e educadora física Sirlei Faial; assistente social Laura Cristina Anastácio; e as psicólogas Elizete Gonçalves, Clivaldenha Marques, Clícia Henriques de Souza e Carla Adriane de Araújo Almada. E ainda o chefe do Núcleo de Saúde Ocupacional Sirlei Barros.

PROGRAMAÇÃO

Além das atividades em grupo, a equipe do GPASO se reúne com as Equipes de Saúde Ocupacional das coordenadorias para dar suporte e assessoria aos projetos e ações locais nos diversos temas e agendas planejadas pela equipe para o exercício de 2022. Até o momento doze CREs já foram atendidas, sendo elas: Cerejeiras, Vilhena, Rolim de Moura, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Alta Floresta, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Cacoal.

As demais estão agendadas para o mês junho:

07/06 – Machadinho D’Oeste;
08/06 – Ariquemes;
09/06 – Buritis;
22/06 – Extrema;
23/06 – Guajará-Mirim.

Fonte: Governo de Rondônia


Postar um comentário

0 Comentários