Campanha fortalece enfrentamento à violência contra idosos em Porto Velho

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Campanha fortalece enfrentamento à violência contra idosos em Porto Velho


Dia ‘D’ terá ação em parceria com o Porto Velho Shopping

Porto Velho, RO - O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é celebrado anualmente no dia 15 de junho. Em Porto Velho, a data será marcada pela distribuição de materiais explicativos relacionados ao tema e conversas com o público em geral no Porto Velho Shopping.

É o terceiro ano em que o Conselho Municipal do Idoso (CMI), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), firma parceria com o Shopping para fortalecer a campanha de enfrentamento à violência contra os idosos. “No local será montado um quiosque para a distribuição do material”, explicou a vice-presidente do conselho e responsável pela campanha, Vanusa Soares.

Antes dessa data serão realizadas ‘rodas de conversas’ com autoridades, representantes de instituições, presidentes de conselhos e gestores municipais, entre outros, para falar sobre a importância de respeitar os direitos da pessoa idosa e não praticar qualquer tipo de violência.

Uma dessas conversas será na próxima segunda-feira, dia 13 de junho, das 8h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com a presença de conselheiros e representantes de associações de bairros.


Programação prevê rodas de conversas para discutir o tema

PROPÓSITO

O intuito da campanha é sensibilizar a sociedade civil, as famílias e os órgãos públicos quanto a necessidade de se combater qualquer forma de violência contra os idosos, além de propor a adoção de políticas públicas mais eficazes que possam fortalecer os direitos da pessoa idosa. “Os idosos precisam de uma resposta nossa”, enfatizou Vanusa Soares.

ATUAÇÃO

Além de fiscalizar e denunciar casos de violência contra idosos em Porto Velho, o CMI implantou um programa de ações preventivas que consiste em explicar aos familiares, que são convidados a comparecer à sede da instituição, os direitos e deveres da pessoa idosa.

“Isso é para que a família possa ter um entendimento sobre qual o papel dela junto aos avós e aos pais idosos. Em vez de chegar até o Ministério Público ou qualquer outro órgão apenas para fazer denúncias, a gente chama os familiares dos idosos para esse trabalho de prevenção”, explicou a vice-presidente do CMI.

DENÚNCIA

Qualquer caso de violência a idosos pode ser denunciado diretamente ao Disque 100, ao 190 (Polícia Militar) ou mesmo diretamente na sede do CMI, à rua Guanabara, nº 965, bairro Nossa Senhora das Graças, entre a rua Jaci-Paraná e a avenida Amazonas. O e-mail é cmi@portovelho.ro.gov.br e o telefone (69) 3901-2864.

Depois de receber a denúncia e verificar in loco a situação, o conselho elabora um relatório e encaminha o caso para o Ministério Público ou para alguma delegacia de Polícia Civil. “A gente tem feito um trabalho muito importante de prevenção. Cerca de 70% das denúncias têm sido resolvidas pelo conselho sem precisar levar os casos ao Ministério Público ou delegacia”, finalizou Vanusa, coordenadora da campanha.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Postar um comentário

0 Comentários