Surto de Dengue em Alto Paraíso mobiliza autoridades sanitárias



Porto Velho, RO – O registro de 22 casos de Dengue em Alto Paraíso nas últimas semanas acionou mecanismos de atuação no sistema de saúde local, que está mobilizado para o enfrentamento do surto.

Entre os casos confirmados há, inclusive, um que evoluiu para Dengue Hemorrágica, com o paciente precisando passar quatro dias internado para cuidados intensivos.

Ironicamente, esse paciente é justamente um dos agentes sanitários que trabalho no enfrentamento de endemias.
Dada o surgimento desta situação totalmente atípica para esta época do ano e fora dos padrões da doença na cidade registrados nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando em várias frentes de ação para conter o surto.

A população vem sendo orientada a fazer o controle de eventuais focos de proliferação de mosquitos, e nos locais em que há casos confirmados está havendo aplicação de inseticidas através de termonebulização assim como de larvicidas em pontos de acúmulo de água.

As autoridades acreditam que a intensificação de medidas de controle deve provocar a contenção do surto em curto espaço de tempo, mas pretendem manter o sistema e a população mobilizada quando ao combate ao mosquito Aedes.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu