Prefeitura promove cadastro e emissão da Carteira do Autista no “Mães Coragem Indesistíveis”

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Prefeitura promove cadastro e emissão da Carteira do Autista no “Mães Coragem Indesistíveis”


Ação ocorre no dia 17 de maio, na sede da Apae

Porto Velho, RO - Dando seguimento ao projeto para consolidar o cadastro e emissão da Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA), a Prefeitura continua a contemplar associações, entidades e grupos que atendem a população autista na capital. O próximo destino é o movimento “Mães Coragem Indesistíveis”, na sede da Apae, no dia 17 de maio.

O trabalho é executado pelo Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf). O movimento “Mães Coragem Indesistíveis” nasceu de uma necessidade de juntar forças em prol de um objetivo.

Flaviana Tertuliano, mãe de dois filhos atípicos, passou por dificuldades com seus filhos, e resolveu criar um movimento formado por mães de pessoas com deficiências, doenças raras e altas habilidades. Juntas, elas buscam pelos direitos dos seus filhos.

CADASTRO

Além do atendimento nas entidades e instituições, o cadastramento continua ocorrendo em todos os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especial em Assistência Social (Creas) de Porto Velho.

Para realizar o cadastro são necessários os seguintes documentos do requerente (pai/mãe/tia etc.): documento de identidade com foto e comprovante de residência. Do autista (filha ou filho etc.): documento de identificação (RG, certidão de nascimento, qualquer um); laudo médico; uma foto (pode ser tirada pelo celular, até mesmo na hora do cadastramento) e número do SUS. Informações complementares: tipo sanguíneo e um e-mail de referência.

“Com o documento em mãos o autista tem prioridade no atendimento e o acesso a serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, pronto atendimento, educação e assistência social, evitando constrangimentos e o acompanhamento de laudos para comprovação da condição, beneficiando o próprio beneficiário e seu acompanhante”, informou o secretário da Semasf, Claudi Rocha.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Postar um comentário

0 Comentários