Presidente Alex Redano discute o reforço no policiamento no distrito de Jacy-Paraná

 


Comitiva de moradores e comandantes da PM e do 9º Batalhão debateram soluções para a melhoria da segurança

O aumento da criminalidade no distrito de Jacy-Paraná, em Porto Velho, principalmente de furtos a residências, levou um grupo de moradores a procurar o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), em busca de apoio para melhorar a segurança na localidade. Redano convidou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Padilha, e o major Pontes, comandante do 9º Batalhão, para discutir com a comunidade possíveis soluções que tragam mais segurança para a população do distrito. "Acredito que a integração entre a polícia e a comunidade é uma ferramenta fundamental no enfrentamento à criminalidade.

 A população de Jacy denuncia os altos índices de furtos a residências, com as famílias sem poder sair de casa para ir à igreja, ao mercado, visitar um parente, por exemplo", disse Redano.

A reclamação dos moradores, que inclusive dizem sofrer ameaças de criminosos, e por isso muitos temem até em participar de uma reunião com a PM, é que como a base da polícia fica no vizinho distrito de Nova Mutum, quando a viatura se afasta de Jacy, a bandidagem se aproveita.

 "A viatura percorre o distrito e volta a Nova Mutum, nesse momento, os bandidos aproveitam para roubar, furtar e fazer outros crimes. Não queremos que a PM saia de Nova Mutum, mas queremos reforço no policiamento do Jacy", disse um morador, que preferiu não se identificar, com medo de represálias, segundo ele.

Em resposta, Padilha afirmou que "sabemos dessa dificuldade e queremos fazer mais, estamos dispostos a fazer mais e estamos atuando para fortalecer o nosso trabalho. A PM se desdobra para fazer sempre o melhor, dentro das nossas condições". 

O major Pontes disse que a distância de Nova Mutum a Jacy é de apenas 15 quilômetros e que o tempo de resposta é o mesmo de quem mora em algum bairro da capital, por exemplo. "Atuei em Jacy quando era aspirante a oficial e sei das dificuldades da localidade. Estamos buscando fazer o nosso melhor e é uma questão de honra pra nós darmos uma resposta à população".

Quartel

Alex Redano sugeriu que fosse criada uma base permanente para os policiais militares, em Jacy. "Uma base, um quartel, um espaço adequado à atividade policial seria fundamental para abrigar os profissionais de segurança. E acredito que a presença deles já inibiria a prática criminosa, pois a PM faz esse trabalho ostensivo", explicou Redano.

 Padilha e Pontes concordaram que ter um local adequado e seguro é uma saída viável. "Mas, repito, precisa ser um ambiente adequado, construído dentro dos padrões mínimos de segurança e de acolhimento dos policiais militares". 

O presidente disse que vai buscar a construção do quartel junto à usina de Santo Antônio, através de parceria, e que se isso não for possível, vai disponibilizar recursos via emenda parlamentar, para atender ao pleito da comunidade.


Texto: Eranildo Costa luna/Ale-RO

Foto: Diego Queiroz/Ale-RO 

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu