Início da colheita do café em Rondônia será celebrado neste sábado, 2, no município de Novo Horizonte do Oeste

Postagens Recentes

3/recent/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Início da colheita do café em Rondônia será celebrado neste sábado, 2, no município de Novo Horizonte do Oeste


A data tem o intuito de incentivar os cafeicultores a iniciarem a colheita do café

Porto Velho, RO - O início da colheita do café em Rondônia, instituído pela Lei nº 3.516, de 17 de março de 2015, será celebrado neste sábado (2), no município de Novo Horizonte do Oeste. O “Dia do Início da Colheita do Café” faz parte do Calendário Oficial do Estado e é comemorado, anualmente, no dia 10 de abril.

A data tem o intuito de incentivar os cafeicultores a iniciarem a colheita a partir do momento em que os frutos do cafeeiro estejam maduros, fato que possibilita ganhos em rendimento e em qualidade do produto final.

A solenidade será realizada pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em parceria com a Câmara Setorial do Café do Estado e cafeicultores.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Agropecuário (CDAP) da Seagri, Janderson Dalazen, Rondônia produz variedades de cafés e clones diferentes. Cada um dos clones iniciam a maturação em períodos diferentes, conhecidos como ciclos de maturação precoce, intermediário e tardio. Os cafés precoces iniciam sua maturação em abril e se estende até o mês de agosto, marcado pelo fim da colheita de café.

“Esta data se tornou muito importante e marcante para os cafeicultores pois serve como um marco referencial para o produtor começar a colher o café no ponto máximo de maturação de pelo menos 80% dos frutos maduros.

Nosso estado tem ganhado visibilidade na produção de café nos últimos anos, principalmente pela identidade “Café Robusta Amazônico” que foi criada para destacar a produtividade do grão no Estado. Nós estamos avançando a cada ano na produção de café”, informou Dalazen.


Município de Novo Horizonte é destaque na produção de café

Rondônia é o maior produtor de café da região Norte e o quinto maior do país, com destaque para qualidade e sustentabilidade. Para a safra 2022, a expectativa de colheita é superior a 2 milhões de sacas de café, mantendo a média dos últimos anos.

Durante o evento, será entregue ao campeão do 6º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), Ronieli Hel, do município de Novo Horizonte do Oeste, o grande prêmio conquistado no concurso: um trator cafeeiro cabinado, no valor de R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais).

Pelo terceiro ano consecutivo saiu do município de Novo Horizonte do Oeste o grande campeão com o melhor café robusta do Estado. Em 2021, os cafeicultores concorreram a mais de R$ 400 mil em prêmios.

Ainda durante a solenidade, também será realizado a cerimônia de premiação do 3º Concurso Municipal do Café (Concafé) de Novo Horizonte do Oeste. Segundo o prefeito do município, Cleiton Cheregatto, o primeiro concurso municipal do café foi lançado em 2019 com o objetivo de incentivar os cafeicultores de Novo Horizonte a produzirem mais e a participarem do Concafé Estadual. Nesta edição, 26 produtores participando e concorrendo a vários prêmios.

“O nosso município é o único que realiza o concurso municipal de café. Com essa iniciativa, aumentou a participação dos cafeicultores no Concafé estadual e hoje somos destaques como grandes ganhadores. O município incentiva os produtores a participarem de vários concursos com o prêmio municipal. Já estamos na terceira edição e é motivo de orgulho para todos nós porque vai alavancar a cafeicultura do nosso estado”, disse o prefeito.

Novo Horizonte é tricampeão no Concafé e bicampeão no concurso Coffee Of The Year. Em 2020, a cafeicultora Ediana Capich foi campeã na categoria Fermentação Induzida Canéfora. Em 2021, os cafeicultores Poliana Perrut, Alessandra Inácio Lopez Frez, Geanderson Gambarte foram os ganhadores da categoria Fermentação Induzida Canéfora.

“Somos bicampeões a nível nacional com um café de qualidade. Tudo isso é resultado de incentivo do Governo e do município. Temos que comemorar porque estamos evoluindo”, contou o prefeito.


Fonte: Governo de Rondônia


Postar um comentário

0 Comentários