Defensoria Pública do Estado firma parceria com Sintero para realização de projeto educativo no Baixo Madeira

Defensoria Pública do Estado firma parceria com Sintero para realização de projeto educativo no Baixo Madeira



Porto Velho, RO - A ouvidora externa da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE), Valdirene de Oliveira reuniu-se com as diretoras executivas do Sintero, Rosa Negra (Gênero e Etnia), Neira Cláudia Cardoso Figueira (Formação Sindical) e Judith Campos (Assuntos Educacionais), nesta sexta-feira (08/04), para buscar apoio do sindicato na construção de uma agenda de debates nas localidades do Baixo Madeira sobre temas como: homofobia, assédio, violência de gênero, discriminação racial, entre outros.

Conforme explicou a representante da PGE, trata-se de um projeto como estratégia educativa para promover maior conscientização e respeito de estudantes e trabalhadores e trabalhadoras em educação em relação às diversidades étnicas, sociais, culturais e temas ligados à identidade de gênero, orientação sexual, entre outros.

Para ela, a ação pode ser justificada em virtude dos altos índices de ocorrências nas comunidades ribeirinhas sobre casos de violência contra essas minorias. Tendo em vista que, as escolas são espaços educativos e de formação dos cidadãos, propôs-se a realização de oficinas de formação, utilizando-se como conteúdo os referenciais teóricos das legislações vigentes.

A agenda para realização do projeto será discutida com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e, posteriormente, os detalhes das visitas nas escolas serão apresentados ao Sintero.

“O Sintero coloca-se à disposição para auxiliar o projeto, promovendo debates de conscientização à comunidade escolar do Baixo Madeira. Acreditamos que através do conhecimento, seremos capazes de construir uma sociedade melhor e livre de preconceitos”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.

Fonte: Sintero

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem